Atriz tocantinense reconhecida no teatro nacional morre por complicações de AVC
PALMAS – A atriz, diretora, educadora, empreendedora e articuladora cultural Marcélia Belém morreu na tarde dessa quinta-feira (2/9) vítima de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Marcélia foi uma das criadoras da Cia. de Teatro Chama Viva, ao lado do irmão, o ator e professor da Fundação Cultural de Palmas, Cícero Belém. Ambos pioneiros na articulação e ativismo cultural no Tocantins.
Licenciada em teatro pela Universidade de Brasília e especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Marcélia Belém é natural de Porto Nacional, atuou em mais de 20 peças teatrais de autores nacionais e estrangeiros, ambos os trabalhos dirigidos por diretores do Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso e Tocantins, além do filme ‘Deus é Brasileiro’ de Cáca Diegues, com Antônio Fagundes e Paloma Duarte. Realizou também apresentações dos espetáculos Bonequinha de Pano de Ziraldo, entre outros.
Em nota, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) lamentou o falecimento: “À família e amigos, o nosso afeto e desejo de que encontrem consolo nas boas lembranças dos momentos juntos a Marcélia”.
NOTAS DE PESAR
O sentimento é de consternação ao receber a notícia do falecimento da atriz e articuladora cultural Marcélia Belém. Um expoente da cultura tocantinense, que deixa um imenso vazio com sua morte tão prematura.
Portuense, Marcélia fez licenciatura em teatro pela Universidade de Brasília e se especializou em Metodologia do Ensino na Educação Superior, contribuindo assim, com a potencialização da cultura tocantinense onde foi uma das pioneiras no que diz respeito ao ativismo e articulação cultural.
Em nome do seu irmão, o nosso companheiro Cícero Belém, deixo meus sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e todos aqueles e aquelas, que tiveram suas vidas transformadas pela atuação desta grande mulher.
Que o legado de Marcélia Belém conforte todos os corações, que sofrem neste momento de despedida.
Marcélia Presente!
Zé Roberto Lula | Deputado estadual e presidente do PT Tocantins
__________________________
Neste momento de dor, não há palavras para expressar a tristeza que estamos sentindo pela partida prematura de uma grande referência da cultura tocantinense, a nossa querida atriz portuense, Marcélia Belém.
Uma pessoa incrível, espirituosa e talentosa que, ao lado do seu irmão, Cícero Belém, foram responsáveis por criar a companhia de Teatro “Chama Viva” no Tocantins, levando alegria e entretenimento ao povo tocantinense.
Marcélia Belém deixa um imenso legado pela sua história de vida e trabalho dedicados à educação e cultura do nosso Tocantins.
Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família, amigos, fãs e à toda classe artística tocantinense.
Descanse em paz, guerreira!
Valdemar Júnior | Deputado Estadual