Atuação do técnico em química na área forense é tema de simpósio realizado pelo SENAI em Palmas
Três palestras esclareceram aos alunos e comunidade oportunidades de atuação do profissional de química.
Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em Palmas e comunidade participaram na noite de ontem, 11/12, do I Simpósio de Química Forense realizado pela instituição. As formas de atuação do técnico em Química, curso ofertado pelo SENAI, na área forense e o mercado de trabalho foram alguns dos assuntos abordados pelos três palestrantes convidados para o evento.
Atuando na área acadêmica, a química Isis de Castro abriu a programação de palestras falando sobre as chamadas drogas de abuso naturais, como a cocaína e a maconha, e sintéticas, a exemplo do ecstasy, destacando os métodos utilizados para sua identificação em perícias.
“Assim como a perícia evolui na parte técnica, a parte que não é legal também se capacita para adulterar os testes e isso faz da atividade uma corrida contra o tempo. E a parte que adultera esses testes sempre está à frente”, disse a professora destacando a importância do domínio deste profissional na realização dos diversos testes e técnicas disponíveis para se chegar a uma análise e resultado preciso.
No simpósio também foram discutidos e demonstrados métodos de revelação e materiais utilizados para a identificação de impressões digitais pelo papiloscopista forense do Instituto de Identificação do Tocantins/ Secretaria de Segurança Pública, Wires Gomes. Os exames laboratoriais e técnicas de perícia realizadas nas investigações da Polícia Civil para a classificação de drogas de abuso e outras amostras, como sangue e DNA, foram apresentados pelo biólogo e perito oficial da corporação, Paulo Henrique Teixeira.
Os conteúdos, até então desconhecidos segundo o aluno do curso Técnico em Química do SENAI, Arthur Rabelo, foram bem recebidos pelo estudante e despertaram seu interesse por mais essa área de atuação. “A identificação da digital é muito interessante porque você usa pós e luzes ultravioletas que dá pra ver se é de uma pessoa ou não. Tô achando muito interessante entender tudo isso”, afirmou.
As matrículas para o curso Técnico em Química no SENAI em Palmas estão abertas com condições promocionais até o dia 16/12. Os alunos matriculados neste período ganham desconto de 50% na 1ª mensalidade do curso. As aulas iniciam em fevereiro de 2020 e mais informações podem ser obtidas no site cursos.senai-to.com.br ou por meio do telefone (63) 3229-5656
Por Priscila Cavalcante
Serviço: Assessoria de Imprensa SENAI (63) 3229-5775