Autonomia do Tocantins: um sonho que se concretiza a cada dia
18 de março. Dia da Autonomia. O Governador Siqueira Campos foi buscar nos primórdios de nossa história uma data altamente simbólica para representar o Dia da Autonomia para todos os tocantinenses. Foi no dia 18 de março de 1809 que o Imperador Dom João XI assinou um decreto criando a Comarca de São João das Duas Barras ou Comarca do Norte, dando autonomia jurídica à vasta região situada ao norte da Província de Goiás, que hoje compõe o Estado do Tocantins. O desejo de emancipação demorou quase dois séculos para se concretizar.
Para citar apenas os momentos mais marcantes, passou pela criação da Província do Norte, que teve Theotônio Segurado e Felipe Antônio Cardoso como seus representantes maiores. Pela proposta de criação do Território Federal do Tocantins, de autoria do Brigadeiro Lysias Rodrigues. Pelo movimento encabeçado pelo juiz de direito, a partir de Porto Nacional, Feliciano Machado Braga, até chegada à região na década de 1960 do cearense José Wilson Siqueira Campos, que encarnou como ninguém a bandeira da autonomia do povo nortense.
Eleito deputado federal em 1970, depois de passar pela presidência da Câmara Municipal de Colinas de Goiás, Siqueira Campos adota como bandeira principal de seu mandato a criação do Estado do Tocantins. Mas não basta emancipar política e administrativamente uma região. É preciso instalar nela a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do seu povo. E Siqueira fez magistralmente as duas coisas como deputado federal. E um grande exemplo disso, entre tantos outros projetos igualmente importantes, é a Ferrovia Norte-Sul.
Exatamente no dia 18 de março de 1974 (quando a luta pela criação do Estado do Tocantins pelo deputado Siqueira Campos ainda estava no seu início), data (18 de março) que viria se transformar futuramente em Dia da Autonomia, Siqueira protocolou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei n. 1.845, propondo alteração do Plano Nacional de Viação no sentido de criar a Ferrovia Radial 060, ligando Brasília a Belém-PA, passando por Carolina-MA e a 498, ligando Carolina-MA a São Luis-MA.
Nada mais nada menos do que o embrião da atual Ferrovia Norte-Sul, que hoje é uma realidade, para alegria de todos os tocantinenses.