Bug permite que hackers controlem Iphones e Macs; Apple faz alerta
A Apple alertou sobre um bug de segurança no sistema operacional de Iphones, Ipads e Macs. A vulnerabilidade permite que hackers assumam o controle completo do dispositivo atacado.
A empresa orienta que os usuários instalem a nova atualização de emergência disponibilizada para os dispositivos Iphones 6S e posteriores, IPads mais recentes, computadores Mac com MacOS Monteray e alguns modelos Ipod.
A Apple disse estar “ciente de um relatório que indica que este problema pode ter sido explorado ativamente”, informou a big tech. A página de suporte da Apple afirmou que o bug significa que os malfeitores “podem ser capazes de executar código arbitrário com privilégios de kernel”.
A falha de segurança está presente no WebKit, mecanismo de navegador que roda o Safari. De acordo com a empresa, o bug pode ser explorado se o dispositivo acessar “conteúdo da web mal-intencionado que pode levar à execução arbitrária de código”.
Bug no Zoom permite que usuários de macOS sejam hackeados; veja como corrigir
Foi encontrada uma falha de segurança no Zoom que permite que hackers invadam a máquina de usuários do sistema operacional macOS através da plataforma. A dona do serviço de videoconferência disse em seu boletim de segurança que a correção para o problema (CVE-2022028756) está resolvida na atualização de versão 5.11.5, que deve ser instalada o quanto antes.
De acordo com o jornalista do The Verge, Corin Faife, que esteve presente na palestra, o procedimento usado para a invasão do sistema utiliza o instalador do Zoom, que usa permissões específicas do usuário para ser executado. Com essas permissões os hackers conseguem “enganar” o programa para colocar uma assinatura criptográfica do Zoom no pacote de instalação. Após isso os criminosos teriam capacidade de modificar, excluir ou adicionar arquivos no dispositivo.
Para instalar a atualização 5.11.5 é preciso abrir o aplicativo no Mac, entrar na barra de menu na parte superior do software e clicar em zoom.us (que pode ser diferente dependendo do país). Após isso irá aparecer a ferramenta de “Verificar atualizações”. Se o programa ainda não estiver atualizado em seu dispositivo será aberto uma janela com a versão mais recente.
Com informações de The Fortune e Apple
Imagem: Framesira/Shutterstock.com
Fonte: Olhar Digital