Câmara economiza e devolve R$ 1 milhão aos cofres públicos
Pela primeira vez em sua história, a Câmara de Vereadores de Araguaína vai devolver recursos públicos aos cofres do município. O montante a ser mandado de volta à Prefeitura chega a 1 milhão de reais. A devolução do dinheiro só foi possível graças à política de contenção de despesas implantada pela Câmara nos últimos anos.
A cerimônia de restituição do dinheiro será realizada na segunda-feira, 04 de junho, às 9h30, durante sessão ordinária no auditório da Câmara. Participarão do evento, além dos 11 vereadores, representantes do Poder Executivo e de diferentes segmentos organizados da sociedade e população em geral.
Segundo o presidente da Câmara, Elenil da Penha, que já está há três mandatos à frente da instituição, todo o dinheiro devolvido será depositado exclusivamente em uma conta especial criada para esse fim, chamada de Fundo Especial para Construção, Reforma, Ampliação e Aquisição de Equipamentos para a Câmara Municipal.
A conta será fiscalizada por uma Comissão formada por três vereadores, incluindo o presidente do Legislativo. Já a gestão do dinheiro ficará a cargo de um Conselho Gestor, formado por três representantes da Prefeitura, escolhidos obrigatoriamente das secretarias da Fazenda, de Governo e de Obras e Serviços Públicos.
Contenção de despesas
A devolução dos recursos só foi possível graças à contenção de despesas em vários setores da Câmara, dentre eles, diminuição de gastos com combustível, telefone, xerox, material de expediente, luz, dentre outros.
Outros benefícios
Outros benefícios implantados pelos vereadores estão o ticket alimentação e aumento real de salário dos servidores, aquisição de imóveis, elevador de acessibilidade a portadores de necessidades especiais, instalação de circuito interno de TV e som nas dependências do prédio.
Novidades
A Câmara implantou novidades, como a convocação e convite de secretários municipais e estaduais, presidentes de autarquias, empresários e sociedade em geral. Na ocasião foram debatidos assuntos importantes para o município. Ainda, foi regulamentada a modalidade de licitação pregão presencial, elaboração e implantação do manual de compras e serviços e almoxarifado e patrimônio, além da reforma e ampliação da estrutura administrativa da Casa de Leis do Município. (Da Ascom Câmara Muncipal)