Campanha contra aftosa é lançada com meta de imunizar 8 milhões de animais
O vice-governador do Tocantins, João Oliveira, lançou nesse sábado, 4, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. O Tocantins possui atualmente 8 milhões de cabeças de gado e a meta é vacinar 100% do rebanho durante a campanha que segue até o dia 31 de maio. Em Carmolândia, a 400 Km de Palmas, também foram entregues 17 veículos que serão utilizados pela Adapec em atividades em todo o Estado.
Conforme a Agência Tocantinense de Notícias (ATN), a carne bovina é hoje o segundo maior produto de exportação no Tocantins, ficando atrás somente da soja. O principal consumidor internacional da carne bovina produzida no Estado é a Rússia. Neste sentido, a vacinação contra a febre aftosa se torna fator preponderante para garantir a sanidade necessária para a entrada do produto no comércio exterior.
“A garantia do nosso produtor é a vacinação. Isso faz crescer nossas exportações, nossa arrecadação e a produção em todos os sentidos”, disse o vice-governador que representou o governador Siqueira Campos no lançamento oficial da campanha, realizado na fazenda Vale do Boi em Carmolândia. “Não vacinar é dar sorte ao azar”, disse o proprietário da fazenda e pecuarista, Epaminondas de Andrade.
A campanha no Estado é executada pela Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). O presidente da Agência, Marcelo Aguiar, disse que a instituição está preparada para dar o suporte necessário na empreitada da vacinação de todo o rebanho de bovídeos (bois e búfalos) do Estado. “Temos escritórios nos 139 municípios do Estado. A Adapec está preparada para dar o suporte para a campanha de vacinação”, completou. Cabe ressaltar que a vacinação do gado é de responsabilidade do pecuarista. A Adapec atua no suporte técnico.
Já o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, reforçou a necessidade de parcerias com entidades e produtores rurais. “Temos a vantagem de contar com produtores conscientes para dar este apoio. Este ano iremos reafirmar este status de zona livre da aftosa; e somente faremos esta meta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, salientou.
Zona livre
Há 16 anos o Tocantins não tem registro de casos de febre aftosa. Há 12 anos é considerado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) zona livre da doença. Em comparação com os estados vizinhos, o Tocantins foi pioneiro no combate à doença que atinge rebanhos e prejudica a produção.
Presente no lançamento oficial da campanha, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jalbas Manduca, destacou a importante posição do Tocantins como estado livre da aftosa. “O Tocantins saiu à frente neste processo e mostrou um trabalho muito importante. Os estados do Nordeste só devem atingir o status de zona livre de aftosa neste ano”, completou.
Parcerias
Durante o lançamento da campanha contra a aftosa foram entregues veículos e equipamentos de informática para a Adapec, resultado de convênio entre o Governo do Estado e o Mapa. Ao todo, foram entregues 17 caminhonetes, 360 computadores e 55 notebooks para reforçar os trabalhos de fiscalização feitos pela Agência. “Com esses equipamentos nossos técnicos terão mais condições de fazer fiscalização efetiva, por todo o Estado, principalmente nas divisas”, destacou João Oliveira.
Participações
O lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa contou com a participação dos prefeitos Sebastião de Goes Barros, o Bastim (Carmolândia), Ronaldo Dimas (Araguaína), Eduardo Madruga (Wanderlândia) e Sebastião Tatico (Aragominas), além do vice-prefeito de Araguanã, Cícero da Ponte. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, e a deputada estadual Amália Santana também estiveram presentes.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária, deputado federal Irajá Abreu, prestigiou o lançamento oficial da campanha e destacou a importância do engajamento dos pecuaristas tocantinenses. O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Paulo Carneiro, e o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Vanderlei Filho, também prestigiaram o lançamento da campanha.
(Cleber Toledo)