Campanha de combate à aftosa é lançada na região Sul do Estado
Foi lançada oficialmente neste sábado, 5, a I Etapa da Campanha de vacinação antiaftosa no Tocantins, deste ano. O evento, que vem em ritmo de comemoração com o slogan “15 anos sem aftosa, manda mais uma dose para comemorar,” foi realizado no Parque de Exposições Agropecuárias de Araguaçu, a 454 km de Palmas, e contou com a participação de produtores rurais, políticos e entidades ligadas ao setor.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Araguaçu, Carlos Ribeiro Soares, o município escolhido como anfitrião do evento possui cerca 316 mil cabeças de gado, em uma região com mais de 400 mil cabeças de gado.
Hoje o Tocantins exporta carne para a Rússia, Chile, países asiáticos e a meta é aderir ao mercado europeu. “Estamos tomando as devidas providências para atender a este exigente mercado”, afirma Geraldino Ferreira Paz, presidente da Adapec, reforçando a importância da preservação sanitária de uma década e meia sem o foco da enfermidade e o apoio dado pelo Governo do Estado, que tem o 2º melhor índice vacinal do país.
“O Estado tem crescido cada vez mais no setor do agronegócio e Araguaçu representa bem este crescimento, pois investe em desenvolvimento tecnológico, aperfeiçoando técnicas de produção, melhorando o produto tocantinense para competir por igual no mercado internacional, fazendo dessa região uma das mais importantes para a economia do Tocantins”, ressalta Jaime Café, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário.
Para o superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, “o trabalho feito em parceria funciona muito melhor”, referindo-se ao trabalho desenvolvido entre o Ministério da Agricultura, Adapec e Seagro. “Há 10 anos praticamente o Tocantins não exportava carne, apenas miúdos, e um dos fatores primordiais para alcançarmos os índices de exportação que temos hoje é a campanha de vacinação contra a febre aftosa”, lembra Manduca, reforçando sua importância econômica e social.
Ainda de acordo com a Superintendência Federal da Agricultura no Estado, no primeiro trimestre desse ano, o Tocantins exportou 50% a mais que o mesmo período em 2011. Há 10 anos eram exportados cerca de U$S 800 milhões em produtos cárneos brasileiros para o mercado internacional. Atualmente o país atinge os U$S 5,3 bilhões em produtos cárneos exportados.
“O mercado externo está cada vez mais exigente, e é justamente por isso que temos que investir na sanidade do nosso rebanho e no produtor tocantinense. São 15 anos sem febre aftosa, é a confirmação do potencial do agronegócio do Estado, pois vem gerando índices em ICMS cada vez maiores para o Tocantins”, disse o vice-governador do Estado, João Oliveira.
Participaram também do evento a prefeita de Araguaçu, Waltyr Rocha Santos Santana, o deputado estadual Toinho Andrade, o superintendente geral do sistema FAET/SENAR, Pablo Antônio Tatim, entre outras autoridades.
A primeira etapa, que iniciou no dia 1 de maio, segue até o próximo dia 31 de maio, imunizando cerca de oito milhões de bovinos e bubalinos no Tocantins.
(Secom)