Campanha de vacinação contra febre aftosa no TO começa hoje
Tem início nesta quarta-feira, 1º de maio, em todo o Tocantins, a primeira etapa da campanha contra a febre aftosa, que este ano traz o tema: “É na raça que a gente mantém esta conquista”, numa referência ao esforço que o governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e os produtores rurais mantêm para proteger o rebanho tocantinense da doença.
A campanha estenderá até o dia 31 de maio e, segundo o presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, o objetivo é vacinar os mais de 8 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) existentes no Estado. “Graças aos esforços de toda cadeia produtiva agropecuária tocantinense e a constante vigilância que o governo do Tocantins mantém no campo, nos orgulhamos do status sanitário de livre da aftosa com vacinação há 16 anos, porém, para mantermos nosso Estado habilitado a exportar carne e seus derivados para mais de 130 países, quero conclamar a todos os produtores rurais para que vacine todo o seu rebanho.”
O produtor rural está cada vez mais consciente do seu papel na defesa sanitário. Prova disso é que, em 2012, na primeira etapa da campanha o Tocantins vacinou 99,64% do rebanho, quebrando o recorde de cobertura vacinal em sua história. E a Adapec está lançando um novo desafio aos produtores rurais para que realizem uma grande mobilização em defesa do rebanho tocantinense, vacinando 100% dos bovídeos.
É importante ressaltar que após vacinar, o produtor tem até 10 dias para declarar a vacinação junto ao escritório da Adapec onde a ficha cadastral é movimentada, mediante apresentação de nota fiscal e a Carta-aviso.
A Agência ainda orienta aos produtores rurais para que aproveitem a oportunidade da campanha e realizem também a vacinação dos animais contra outras doenças, como a brucelose e raiva.
Lançamento oficial da campanha
O lançamento oficial da campanha contra febre aftosa será neste sábado, 4 de maio, às 10 horas da manhã, na Fazenda Vale do Boi, de propriedade do senhor Epaminôndas de Andrade, no município de Carmolândia, 414 quilômetros de Palmas.