Campanha de vacinação contra o sarampo e gripe termina na sexta-feira (24)
Termina nesta sexta-feira (24) a campanha de vacinação contra o sarampo (tríplice viral) e a influenza (gripe). A campanha nacional começou em abril e precisou ser prorrogada por causa da baixa adesão dos grupos prioritários. Para se proteger, os grupos devem procurar as salas de vacina. Em Palmas os imunizantes também são aplicados nas ações itinerantes.
Para se vacinar, basta comparecer em um dos pontos de imunização levando documentos pessoais (RG e CPF), cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação completa das campanhas pode ser conferida abaixo.
A vacina Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, está disponível aos trabalhadores da saúde da rede pública e privada e crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos.
Para a vacina da gripe estão aptos à vacinação os seguintes públicos: idosos acima de 60 anos; crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos; gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto; indígenas; professores; portadores de doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo; caminhoneiros; trabalhadores portuários; forças de segurança; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.
O gerente da Central Municipal da Rede de Frio de Palmas, Hugo Botelho, disse que a proteção com as vacinas da campanha é essencial para manter afastado o sarampo e evitar surtos de gripe, como houve em Palmas no início do ano. “Tomar a vacina da influenza é uma proteção para evitar as síndromes gripais e as internações decorrentes delas”, explicou.
Fonte: G1 Tocantins