Candidatos do TO relatam dificuldades em fazer Enem durante a pandemia: ‘complicado para respirar’
Alguns candidatos que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (17) no Tocantins disseram ter tido dificuldades com as questões e com o desconforto ocasionado pelo uso da máscara de proteção. O estudante Paulo Cézar dos Reis Vale disse que não foi fácil se concentrar usando o item. “É complicado para respirar. Me incomodou”, disse.
Ao longo do dia houve problema de queda de energia elétrica na Escola Municipal Aldair Lúcio, em Gurupi, no sul do estado.
Segundo o Sistema Integrado de Operações (Siop), que monitorou as unidades de ensino, a energia foi interrompida por volta de 14h20 após uma árvore cair sobre uma rede elétrica durante a chuva. O fornecimento de energia foi normalizado em 30 minutos e não foi necessário suspender a aplicação.
A prova teve início às 13h30 e os estudantes podem na sala até 19h. Este ano o tema da redação foi ‘o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’. Os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista. Veja comentários de professores
Além da redação, os candidatos também precisaram responder 90 questões de linguagens e de ciências humanas.
A estudante Regina Peronico, que fez a prova no Colégio Militar em Palmas, disse que o mais difícil foi ter que lidar com a Covid-19 do que com as questões. Segundo ela, a pandemia deixou os candidatos incomodados e inseguros.
Paulo Cézar também acha que foi prejudicado.
“Foi uma prova diferente dos anos anteriores. Espero que no próximo ano não seja assim e que estejamos em uma situação melhor”, disse.
O jovem conta que não conseguiu se preparar para fazer uma boa prova. “O ano passado foi um ano perdido para quem tinha o hábito de ir à escola e não foi a mesma coisa de estudar online. E continuou um nível bem alto e muitas pessoas vão ser prejudicadas por isso”, disse.
Segundo o Sistema Integrado de Operações monitorou escolas durante o Enem — Foto: Divulgação/SSP
Neste ano, mais de 58 mil candidatos se inscreveram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O segundo dia de provas presenciais será no próximo domingo (24), quando serão aplicadas as provas matemática (45 questões) e ciências da natureza (45 questões).
Fonte: G1 Tocantins