Candidatura de ex-deputado em Miranorte é impugnada pelo Ministério Público Eleitoral
O ex-deputado estadual e candidato a prefeito de Miranorte, Stalin Bucar (PTB), teve sua candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral.
Segundo o promotor, o petebista “encontra-se com restrição ao seu direito de elegibilidade”, porquanto não recolheu nem parcelou uma multa eleitoral no montante de R$ 163.969,52 – decorrente de gastos acima do permitido com locação de veículos em eleições passadas.
Multa não foi quitada e o candidato não pode votar e ser votado
Stalin candidatou-se ao cargo deputado estadual nas eleições de 2018, contudo, sua prestação de contas foi rejeitada pela justiça eleitoral. O acórdão, que decidiu pela desaprovação das contas eleitorais, transitou em julgado em 14/05/2020 – não havendo mais possibilidade de recursos. A multa estabelecida pela justiça não teria sido quitada e nem parcelada de forma espontânea até o presente momento.
Por tal razão, segundo o Ministério Público, o não pagamento da multa eleitoral enseja o reconhecimento de falta de quitação eleitoral, fato que impede o registro da candidatura. Stalin Bucar não estaria, portanto, em pleno gozo dos seus direitos políticos, não podendo votar e, nem tampouco, ser votado.
Desse modo, o MPE requereu o indeferimento do pedido de registro de candidatura de Stalin Bucar.
O candidato disse que ainda não foi notificado sobre a ação e se manifestará nos autos.
TIO E SOBRINHO NA DISPUTA
Miranorte tem três candidatos a prefeito: o atual gestor Carlinhos da Nacional (MDB), o médico Cleomar Bucar Júnior (PSC) e Stalin Bucar (PTB), que é tio do médico.
Fonte: AF Noticias