DestaquePalmas

‘Cantinho da mamãe’ incentiva o aleitamento materno no Tocantins

Lactantes da VLI podem usar sala de apoio e levar leite para seus filhos no fim do dia

Duas vezes por dia, a supervisora do terminal de Porto Nacional da VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos –, Jordanna Barreira Lustosa, vai até o ‘Cantinho da Mamãe’ para retirar seu leite e reservar o alimento para o pequeno Henry, de sete meses. Na sala de apoio à amamentação, ela consegue armazenar o leite em um freezer, que é levado para a casa ao término do expediente.

“Essa ação aquece o coração de uma mãe que, nessa retomada, fica angustiada em se separar do filho. Ter a opção de usar essa sala oferece conforto e bem-estar na hora da coleta do leite. Como ainda trabalho de forma híbrida, nos dias que vou ao terminal faço uso da sala”, pontua.

A controladora multimodal, Seliane Costa, está grávida de 21 semanas e também pretende usar a sala quando seu filho nascer. “Ter a opção de um espaço para a mãe retirar o leite para o bebê é uma iniciativa maravilhosa. Fico com a consciência mais tranquila sabendo que vou conseguir conciliar o trabalho com a amamentação”, ressalta.

A sala conta com um local de coleta de leite com poltrona, freezer e pia para higiene das mãos. As profissionais podem retirar o leite, que é armazenado em frascos previamente esterilizados. O leite é mantido em um freezer e as mães levam os recipientes em uma frasqueira com gelo rígido para manter o leite refrigerado durante o transporte.

Iniciativa
O Terminal de Porto Nacional inaugurou a primeira sala de apoio à amamentação nas operações da VLI, foi inaugurada no começo deste mês de junho. Segundo a companhia, a prática fomenta a diversidade e inclusão com cuidado genuíno. “Avaliamos essa ação como um incentivo a cada vez mais mulheres que queiram manter sua vida profissional após a maternidade. A VLI oferece licença maternidade estendida, de seis meses e temos um compromisso de ter cada vez mais mulheres nas nossas operações promovendo a equidade de gênero e o objetivo é dar condições para que o retorno ao trabalho não seja um obstáculo pós maternidade”, explicou a gerente de operações do terminal, Virgínia Maria Dias.

Virgínia completou, ainda, como funciona o uso da sala. “Ela foi desenvolvida para retirada e estocagem de leite materno durante a jornada de trabalho. Montamos um ambiente aconchegante, garantindo o local refrigerado e com todas as condições necessárias conforme as orientações da área da saúde”, afirma.

Amamentação
A amamentação exclusiva até os seis meses é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir daí os alimentos complementares como sopas e papinhas, podem ser inseridos com a manutenção do aleitamento.

Equidade na VLI
Em 2020, a VLI, firmou compromisso “Equidade é Prioridade”, uma iniciativa promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Pacto Global, que tem como objetivo promover a equidade de gênero dentro das empresas.

Pela iniciativa ficou estabelecida uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025 e, opcionalmente, 50%, até 2030.

Dentro dessas práticas, que se estruturam sobre quatro pilares – Atrair, Desenvolver/Reter, Conscientizar e Compartilhar Valor –, destacam-se, especificamente para o público feminino, ações como a inserção mínima de 50% de mulheres nos programas de porta de entrada (estágio, trainee e jovem aprendiz); um programa de mentoria para formação de lideranças femininas; a oferta de licença maternidade de 6 meses e benefícios exclusivos para mães, como auxílio creche e babá; a realização de treinamento e eventos para lideranças e para o público interno sobre o tema; a criação de grupos de afinidade para empoderamento das minorias e a inclusão da empresa em movimentos pró-equidade, como o Movimento Mulher 360º.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: Precisa Assessoria