DestaqueEstado

Caravana de Lula no Tocantins pode ter boicote do PL; senador Eduardo Gomes evita polemizar

A Caravana Federativa do Governo Federal no Tocantins está programada para iniciar nesta quinta-feira, dia 09, e seguir até a próxima sexta-feira, dia 10, em Palmas. O evento tem como objetivo principal oferecer atendimento, informação e cooperação dos Ministérios e demais órgãos federais, como a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e os Correios, sendo destinado às 139 prefeituras do Tocantins.

No entanto, mais do que proporcionar serviços aos municípios, a iniciativa assume um caráter político de aproximação do Governo Lula com lideranças municipais, visando as eleições de 2024.

Contudo, o Partido Liberal (PL), maior partido de oposição ao Governo atual, presidido no Estado pelo senador Eduardo Gomes, tem se movimentado nacionalmente para rebater as investidas do Governo.

Segundo informações veiculadas pelo jornal O Globo, nesta segunda-feira, dia 06, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, teria recomendado aos filiados a não participarem dos eventos da Caravana Federativa. A matéria aponta que em eventos realizados na Bahia e no Rio de Janeiro, por exemplo, foi possível identificar a presença de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro no palanque montado pelo governo, o que teria gerado desconforto dentro do PL. A presença de lideranças políticas em eventos do Governo Federal, segundo a oposição, pode transmitir uma mensagem de aproximação e colaboração, enfraquecendo a oposição.

Questionado pelo AF Notícias sobre a recomendação do presidente nacional do partido e se há alguma posição neste sentido no Tocantins, o senador Eduardo Gomes minimizou a polêmica.

“Não vou comentar o assunto por esse aspecto porque o Valdemar nunca me falou isso. O que posso dizer é que não fui a Palmas porque tinha matéria relevante aqui no Senado sob nossa relatoria”. O parlamentar se referia ao lançamento do Novo PAC ocorrido na última segunda-feira, dia 06, em Palmas, evento que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo ministros, o governador Wanderlei Barbosa, senadora Professora Dorinha, deputados federais (menos os dois do PL – Filipe Martins e Eli Borges), deputado estaduais e prefeitos.

No Tocantins, o PL conta com uma série de líderes políticos, incluindo prefeitos, deputados estaduais e federais, e o senador Eduardo Gomes. A presença e atuação desses líderes devem ser observadas de perto durante a Caravana Federativa.

A Caranava

A Caravana será realizada no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, com horário de atendimento ao público das 9h30 às 18h na quinta-feira e das 9h30 às 13h30 na sexta-feira.

Fonte: AF Noticias