Estado

Carro é flagrado com centenas de caixas de medicamentos vencidos para serem descartados

Divulgação

Um flagrante denuncia uma possível tentativa de descarte de centenas de caixas de medicamentos vencidos, mas que foram adquiridos com dinheiro público.

Conforme uma foto tirada pelo repórter Fernando Almeida, do site Araguaína Notícias, hoje pela manhã, às 9:50 horas, dois veículos da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína estavam carregados com medicamentos vencidos em frente ao Centro de Logística Farmacêutica, no centro da cidade. Logo após, os veículos se dirigiram até o lixão da cidade, mas ao perceber a presença da reportagem desistiram de fazer o descarte dos medicamentos e retornaram para a cidade para esconder o material numa Farmácia do Município.

Segundo as informações, as centenas de caixas de medicamentos com o prazo de validade vencido estavam amontoadas há pelo menos uns cinco meses, e na data de hoje  seriam descartadas no aterro sanitário do Município, localizado às margens da To-222, há 3 km de Araguaína.

Todavia, a caminhonete branca, com adesivo oficial da Secretaria Municipal de Saúde  foi até a entrada do lixão, mas ao perceber que estavam sendo seguidos pela equipe de reportagem, o motorista voltou para a cidade e descarregou os medicamentos vencidos na Farmácia Municipal.

O secretario Municipal de Saúde Carlos Zandoná foi procurado, mas não quis se manifestar sobre o assunto.  Já o Centro de Logística Farmacêutica afirmou que vai encaminhar uma nota de esclarecimento à população.

Os medicamentos seriam destinados à distribuição nas Farmácias Públicas para serem distribuídos de forma gratuita, mas como estão vencidos, não podem ser utilizados. Conforme especialistas da saúde, o aterro Sanitário de Araguaína não é o local mais adequado para o descarte de medicamentos.

(Arnaldo Filho)