Casos de furto de energia motivam mutirão em Colinas do Tocantins
Um mutirão para fiscalizar possíveis irregularidades nas ligações de energia elétrica das unidades de consumo residenciais e comerciais de Colinas do Tocantins é realizado desde segunda-feira (6) na cidade. Cerca de 20 equipes da Energisa Tocantins desenvolvem o trabalho de fiscalização para combater a prática de ligações clandestinas e adulteração do relógio medidor.
Segundo a Energisa Tocantins, essas irregularidades configuram crime de furto e por isso as equipes contam com o apoio da Polícia Civil para autuar os possíveis autores. Nos casos de flagrantes, os consumidores em situação irregular serão “encaminhados à delegacia para os procedimentos legais”, conforme informou a delegada Gladys Graciela Cury.
De acordo com a empresa, entre janeiro e março deste ano, 14 cidades receberam as equipes da Energisa Tocantins. Os dados divulgados mostram que foram mais de 5,7 mil fiscalizações, cerca de 3,5 mil medidores substituídos e 354 autuações.
Para o coordenador de Planejamento e Combate a Perdas da Energisa Tocantins, Eloysio Lopes, um dos focos dessas ações é garantir a segurança dos consumidores, uma vez que quem faz as ligações clandestinas não dispõe dos equipamentos adequados de segurança. Além disso, ele explica que ainda há os riscos para os equipamentos e a rede elétrica da região. “Quando um erra, todos pagam por isso”, pontua o coordenador.
(G1)