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Centro Educacional São Francisco de Assis está pronto para o novo ensino médio

Expectativa do colégio é promover mais conhecimento e aumentar o rendimento dos alunos

A partir de 2022, o Ensino Médio será diferente e o Centro Educacional São Francisco de Assis (Cesfa) já está preparado para atender as mudanças feitas pelo Ministério da Educação. A grande novidade prevista para essa etapa da Educação consiste em proporcionar aos alunos a oportunidade de escolher disciplinas com as quais se identifiquem mais, promovendo incentivo às suas aptidões e o aprofundamento dos conteúdos. O objetivo do colégio é garantir a consolidação do processo de desenvolvimento do conjunto de competências e habilidades e tornando o aluno crítico e autônomo, preparado para o mercado de trabalho e protagonista sua vida, respeitando suas necessidades e interesses.

A coordenadora educacional, Profa. Esp. Cláudia Cristiane de Andrade, assegurou a capacidade do Cesfa para garantir uma transição segura e eficaz na vida dos estudantes. “Toda a equipe pedagógica já está preparada para o novo ensino médio com a segurança da reputação forte e inquestionável do nosso colégio”, assegurou à coordenadora. Ela explicou que, o Centro Educacional São Francisco de Assis buscou adaptar-se à nova exigência das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu as mudanças necessárias na estrutura do ensino médio.

Cláudia Cristiane enfatizou que, o novo ensino médio deve ofertar itinerários formativos aos estudantes, nas quatro áreas de conhecimento, e ainda em disciplinas eletivas. “Itinerário formativo é a parte do currículo que estará disponível para a escolha do estudante. Isso significa, que o aluno poderá escolher em qual área quer aprofundar o seu aprendizado. Com isso, será possível potencializar a formação dos alunos com ações atrativas, criativas e inovadoras”, assegurou a coordenadora.

Para o ex-aluno, João Victor Silva Santos, de 18 anos, o apoio que sentiu no Cesfa na pandemia fez toda a diferença. “Fiz meu último ano de ensino médio na pandemia e mesmo assim, senti muito apoio da parte dos professores, o conteúdo foi bem importante, além disso, temos o LIV que serviu de grande apoio emocional, inclusive, no dia que fui fazer a prova do Enem, utilizei tudo que aprendi no LIV para controlar minhas emoções e consegui passar para a faculdade e curso que tanto queria, Engenharia Mecatrônica na UNB”, destacou.

Novo Ensino Médio

De acordo com o Ministério da Educação, a proposta do novo ensino médio define que 60% da grade curricular deve ser organizada em torno de disciplinas comuns e 40% em itinerários formativos de aprofundamento, que devem ser escolhidos pelos estudantes conforme os seus interesses e necessidades.

As escolhas serão entre disciplinas temáticas que fazem parte da base diversificada da escola e articulam duas ou mais disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprofundar os conhecimentos construídos pelos estudantes.

Fonte: Precisa Assessoria