Cerca de 58 mil mudas de árvores nativas são distribuídas para restaurar áreas impactadas durante a estiagem
Uma ação do Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) começou a distribuir, nesta quarta-feira (17), mudas de espécies nativas do cerrado. Segundo o órgão, 58 mil estão disponíveis no viveiro do Parque Estadual do Lajeado e podem ser retiradas até o dia 26 de novembro.
A ação ‘Tocantins Mais Verde’ tem objetivo de restaurar áreas de vegetação impactadas durante a estiagem. No período mais seco do ano, vários incêndios florestais foram registrados em todo o estado. O Naturatins informou que pessoas físicas podem retirar até 50 unidades. Já as prefeituras municipais poderão ficar com até 250 exemplares.
Conforme o Instituto, “serão entregues mudas de espécies variadas, não sendo permitido fazer escolhas”.
Antes de retirar as mudas, uma solicitação deverá ser registrada através do e-mail [email protected]. Depois o morador terá o prazo de cinco dias corridos para retirar, por conta própria, seus pedidos no viveiro do parque, que fica na serra do Lajeado. Segundo o Naturatins, após o prazo a autorização para retirada é expirada.
A partir de quinta-feira (18) a ação será estendida também para o atendimento de produtores rurais do entorno do Parque do Lajeado. Segundo levantamento feito pela gerência do Parque, os beneficiados ficam em áreas degradadas que precisam ser reflorestadas.
“Serão ofertadas mudas para 16 produtores rurais, que possuem propriedades em áreas impactadas e que necessitam de restauração para recomposição da vegetação nativa. Simultaneamente, estaremos atendendo as prefeituras municipais e pessoas físicas de todos os municípios do Tocantins”, disse Vanessa Braz Carneiro, gerente de suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins.
Prefeituras e pessoas físicas poderão retirar as mudas — Foto: Adenilton José Pereira/Naturatins
Fonte: G1 Tocantins