Estado

CGE entrega prestações de contas e destaca aumento do PIB e da produção de grãos

A Controladoria-Geral do Estado (TCE) entregou ao Tribunal de Contas (TCE) na segunda-feira, 3, as tomadas de contas dos ordenadores de despesas e a consolidada do governo do Tocantins relativas ao ano passado. O balanço reúne receitas, despesas, repasses aos poderes e os resultados alcançados no período.

De acordo com o secretário-chefe da CGE, Luiz Antônio da Rocha, o balanço geral das contas consolidadas do governo, reúne informações técnicas sobre a execução dos orçamentos das unidades da gestão e os resultados alcançados com a aplicação dos recursos públicos dos atos e fatos do Executivo.

”Nos últimos 60 dias nós trabalhamos para sua conclusão. Avaliamos os resultados das ações de saúde, educação, segurança pública, de infraestrutura e das demais previstas no Plano Plurianual [PPA]”, acrescentou o controlador-geral, que comemorou o desempenho do Tocantins.

Luiz Antônio ressaltou que mesmo com a crise financeira que afeta o país, o Tocantins teve resultados positivos em 2016. “Podemos destacar, por exemplo, que registrou-se um aumento do PIB [Produto Interno Bruto] Estadual contraposto ao PIB Nacional, além de um incremento na produção de grãos do nosso Estado”.

Recursos Públicos
Segundo informações do diretor de avaliação e controle da gestão governamental da CGE, Benedito Martiniano, durante o processo de prestação de contas, a controladoria recebe, examina e certifica cada uma das contas dos ordenadores.

“A nossa missão é exigir o cumprimento do dever que todo gestor público que administra recursos públicos tem: a obrigação legal de prestar contas à sociedade por meio do Tribunal de Contas”, explicou o servidor.