BrasilDestaqueEstadoMundo

Chineses e coreanos planejam investir mais de R$ 700 milhões no Tocantins e gerar 300 empregos

O governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta quarta-feira (17), no Palácio Araguaia, um grupo de empresários sul-coreanos e de chineses interessados em investir em vários setores produtivos do Estado.

Um dos investimentos de peso, por exemplo, será a instalação de uma fábrica de painéis fotovoltaicos dotados da mais moderna técnica. Ao invés de placas de dimensões alongadas, as de 10cm por 10cm têm a capacidade de geração de 180W cada. A fábrica ainda deve produzir lâmpadas de LED que, junto com as placas, vão atender o mercado interno e o externo.

De acordo com Young Hak Lee, presidente do Fine Field Trading Ltda., o investimento inicial do empreendimento está orçado em 200 milhões de dólares (mais de 700 milhões de reais) e vai gerar cerca de 300 empregos diretos.

Juntamente com a fábrica, uma usina de geração de energia será erguida também com alta capacidade de geração de energia solar. “Vamos consolidar em breve, dependendo dos acertos com o governo, um dos maiores projetos deste setor no Brasil”, assegurou.

Outro empreendimento importante, que contou com um representante da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de São Félix, Marlen Ribeiro, está voltado ao financiamento de casas populares nos municípios.

De acordo com Marlen, dentro do que foi apresentado e observado, o projeto vai atender plenamente os interesses dos munícipes. “O financiamento está dentro das características do Minha Casa, Minha Vida, porém, com a vantagem de não haver burocracia. Construções com tecnologias modernas, a meu ver, são um avanço em termos de habitação”, ressaltou.

Os empresários voltam a se encontrar com Wanderlei Barbosa na próxima segunda-feira (22). Na ocasião, parte do secretariado vai estar presente para agilizar a tramitação do que ficar acertado.

Já o empresário sul coreano, Akio Wanatabe, revelou que o grupo vai estar neste final de semana visitando o Jalapão, onde há interesse de construir em São Félix ou em Mateiros um moderno complexo turístico.

Wanderlei Barbosa recebe grupo de investidores no Palácio Araguaia

A mesma fábrica vai estar produzindo lâmpadas de LED

Fonte: https://afnoticias.com.br/estado/chineses-e-coreanos-planejam-investir-mais-de-r-700-milhoes-no-tocantins-e-gerar-300-empregos