Chuva forte deixa diversos pontos de alagamento em Palmas; Estado tem alertas de tempestade
A chuva registrada na madrugada e início da manhã desta sexta-feira (12) causou diversos pontos de alagamento nas avenidas de Palmas. O trânsito ficou complicado principalmente na avenida Teotônio Segurado, onde alguns trechos se transformaram em verdadeiros rios.
Teotônio virou um rio após chuva forte — Foto: Stefani Cavalcante/g1
Na região da capital a chuva começou ainda durante a madrugada. No início da manhã o trânsito ficou bastante lento na ponte sobre o lago de Palmas, devido à baixa visibilidade. Houve congestionamento na Teotônio Segurado e várias rotatórias na região central e norte ficaram alagadas.
Segundo dados da estação de meteorologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas choveu 124,7 milímetros entre 4h e 10h da manhã. Conforme o meteorologista José Luiz Cabral, esse volume representa 30% do esperado para o mês.
O tocantinense deve ficar atento, pois a previsão é de bastante chuva em todo estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois alertas de chuvas intensas estão em vigor para o Tocantins pelo menos até o início da tarde.
Alertas de chuva para o Tocantins — Foto: Inmet
O primeiro alerta, de nível amarelo, vale para toda a região norte e leste, assim como parte da área central e sudeste do Tocantins. A previsão é de chuva de até 50 milímetros com ventos de até 60 km/h.
O segundo aviso, de nível laranja vale para todo o restante do estado: região central, sul, oeste e parte do sudeste. A previsão é de até 100 milímetros de chuva e ventos de até 100 km/h.
Em ambos os casos há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Rotatória alagada na região norte de Palmas — Foto: Divulgação
Veja as recomendações:
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de emergências ligue pra a Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: G1 Tocantins