DestaqueEstado

Cidade no Bico do Papagaio é a 2ª com maior número de mortes por covid-19 no Tocantins

O município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, confirmou mais três óbitos por causa da covid-19 apenas nesta terça-feira (19) e subiu para a 2ª posição no ranking de mortes no Tocantins, ultrapassando a capital Palmas.

Entre as novas vítimas fatais está um homem de apenas 41 anos, que faleceu no dia 14 de maio, mas o resultado do exame só saiu agora. Ele tinha hipertensão e diabetes.

As outras vítimas são uma idosa de 72 anos, que faleceu no domingo (17), e um idoso de 94 anos, que veio a óbito na segunda-feira (18). Agora o município contabiliza 35 casos confirmados da doença, 108 pessoas em isolamento domiciliar e 07 óbitos.

Todas as três vítimas fatais estavam internadas no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA), onde não há nenhum leito de UTI.

HOSPITAL DE AUGUSTINÓPOLIS

Na segunda-feira (18), o Ministério Público ajuizou uma ação visando obrigar o Estado a instalar, em caráter de urgência, 10 leitos de UTI no Hospital de Regional de Augustinópolis para atender aos pacientes com Covid-19.

A unidade hospitalar é referência para 23 municípios da região do Bico do Papagaio, que somam população de 208 mil habitantes, porém não possui nenhum leito de UTI.

Conforme o MP, já consta na Programação Anual da Saúde para 2020 a instalação de 10 leitos de UTI no referido hospital, havendo, portanto, previsão orçamentária. Em outro processo judicial, o Estado informou que os trabalhos para implantação estariam em fase final e que a previsão era de colocar os leitos em funcionamento na primeira quinzena de maio deste ano, mas nada foi feito.

GRAVIDADE

O MPTO sustenta que o Governo do Estado reconhece a gravidade do cenário da Covid-19, haja vista ter decretado a medida de lockdown em 33 cidades do norte, determinando a paralisação de atividades não essenciais e restringindo a circulação de veículos e pessoas.

O órgão também cita o crescimento elevado de casos confirmados de covid-19 entre 1º e 17 de maio nas cidades da região: São Miguel, 233%; Augustinópolis, 400%; Axixá do Tocantins, 2.400%; e Araguatins, 2.800%. O número de óbitos por Covid-19 nos municípios da região saltou de 1 para 12 no mesmo período.

Conforme o MP, o Hospital de Augustinópolis está próximo a entrar em colapso e que Araguaína, que poderia vir a socorrer os pacientes da região do Bico do Papagaio, já está com seus leitos quase todos ocupados em razão da ‘explosão’ de casos na própria cidade.

Fonte: AF Noticias