Com 15 categorias a favor e uma contra, servidores aprovam proposta de pagamento da data-base; resposta será apresentada ao Executivo nesta segunda-feira
As dezesseis entidades representantes de categorias de servidores públicos estaduais apresentarão nesta segunda-feira, 18, às 16 horas, a resposta ao governo sobre a proposta de pagamento da revisão geral anual (data-base 2012). A reunião será realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), da reunião devem participar, além dos presidentes das entidades, o secretário de Administração, Lúcio Mascarenhas, e o de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos.
Na ocasião, segundo Pinheiro, as entidades vão apresentar o resultado das assembleis gerais realizadas entre as categorias, cuja maioria se posicionou a favor do acordo que prevê a inclusão da data-base a partir da folha de pagamento do mês de abril; o retroativo referente aos meses de outubro de 2012 até março deste ano, parcelado em seis vezes, a partir do mês de julho; e a referência para a revisão geral anual passa de outubro para maio de cada ano, a partir de 2014.
Das categorias, apenas a enfermagem, representada pelo Sindicato da Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet), se posicionou contra o acordo. Ou seja, foram 15 categorias a favor e uma contra a proposta. Conforme já informado anteriormente, os sindicatos e associações haviam acordado que a resposta a ser apresentada ao governo seria o resultado do que a maioria das categorias decidisse, portanto, logo mais, às 16 horas, as entidades vão responder sim ao acordo do governo que valerá para todas as categorias, inclusive para a enfermagem.
Segundo Pinheiro, na reunião os sindicatos vão pedir que o governo trabalhe desde já o projeto de lei que trate do acordo para encaminhar á Assembleia Legislativa e, assim, garantir o cumprimento do acordo que vai ser firmado, pagamento a data-base em abril.
São a favor as categorias representadas pelas seguintes entidades:
Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal), Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Tocantins (Sindepol), Sindicado dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins (Sicideto), Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato), Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindipetido), Sindicato dos Profissionais em Educação Física no Tocantins (Sinpef), Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (Sindare), Associação dos Sub-tenentes e Sargentos da PM/BM do Estado do Tocantins (ASSPMETO), Associação Fraterna dos Oficiais da PM/BM do Estado do Tocantins (Afopmeto) e Associação dos Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e seus pensionistas do Estado do Tocantins (Asmir).
(Cleber Toledo)