Com atrasos nos pagamentos, médicos e clínicas suspendem atendimento ao PlanSaúde em Araguaína; governo nega situação
Cerca de 88 mil pessoas, entre servidores públicos do Estado e seus dependentes ficarão sem atendimento médico ou hospitalar por meio do Plano de Saúde do Governo do Estado (Plansaúde). O Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed) já informou a suspensão dos atendimentos aos usuários de Araguaína nesta segunda-feira, 10, e, caso não ocorram pagamentos, a medida será adotada em Palmas, a partir da próxima segunda-feira, 17.
Atrasos
Além do atraso dos pagamentos relativos ao mês de maio, o Simed pede a reformulação da data de referência, a atualização da tabela e dos honorários, bem como a criação de um meio de fiscalizar os repasses do governo para a Unimed Federação Interfederativa das Cooperativas Médicas do Centro-Oeste e Tocantins, administradora do Plansaúde.
A presidente do Simed, Janice Painkow, afirma que nenhuma clínica recebeu opagamento referente a junho, e apenas alguns médicos já foram pagos por volta do dia 28 de agosto.
Deste modo, a folha gerada no mês de junho tem como referência o mês de abril e a primeira quinzena do mês de maio, totalizando mais de três meses de atraso entre a prestação dos serviços e o pagamento. Um acordo firmado com o sindicato e a Secad, no início da gestão estadual, previa os pagamentos de faturas em, no máximo, 40 dias. Segundo o Simed, há cercade um ano isso não tem acontecido.
Para o sindicato, é impraticável continuar atuando nestes moldes, visto que não se trata apenas do trabalho do médico, mas de todos os insumos utilizados, que vão desde medicamentos a gastos com manutenção dos prédios e funcionários. De acordo com a presidente, as clínicas não têm condições financeiras para manter o atendimento aos usuários do Plansaúde, visto que têm gasto material e não têm sido reembolsadas há meses.
Resposta
A Secretaria Estadual da Administração (Secad) informou no início da noite desta segunda-feira que desconhece que tenha ocorrido paralisação aos beneficiários do Plansaúde e negou que haja atraso no pagamento para qualquer prestador de serviço do Plano.
Por meio de nota a Secad ainda reiterou ao Simed e aos demais sindicatos que representam os prestadores de serviços no Plansaúde que seja informada oficialmente caso exista alguma situação de atraso.
(Arnaldo Filho)