Com bênção do governo, deputados elegem nova Mesa Diretora; Leo Barbosa será vice-presidente
Com a benção do Palácio Araguaia (leia-se, do governador), os deputados estaduais elegeram nesta terça-feira (04/06) a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para o biênio 2025/2026. Em chapa única, o atual presidente Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito para continuar no comando do Poder Legislativo.
Todos os demais integrantes da atual Mesa Diretora foram substituídos, com exceção do deputado Vilmar de Oliveira (SD).
O filho do governador Wanderlei Barbosa, deputado Léo Barbosa, será o novo primeiro vice-presidente. Ele chegou a ser eleito presidente na eleição que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por ter sido realizada com dois anos de antecedência.
A nova mesa diretora foi eleita por unanimidade, com 22 votos. Os deputados tucanos, Eduardo Mantoan e Júnior Geo, não participaram da sessão.
Veja como ficou a nova composição.
- Amélio Cayres (Republicanos) – presidente
- Léo Barbosa (Republicanos) – 1º vice-presidente
- Vanda Monteiro (UB) – 2ª vice-presidente
- Vilmar Oliveira (SD) – 1º secretário
- Moisemar Marinho – 2º secretário
- Luciano Oliveira (PSD) – 3º secretário
- Jair Farias (UB) – 4º secretário
A posse ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2025. Os deputados almoçaram com o governador antes do pleito.
Fora da nova Mesa Diretora
Cinco dos atuais membros da Mesa Diretora não estarão na próxima. São eles: Ivory de Lira (PCdoB), 1º vice-presidente; Gutierres Torquato (PDT), 2º vice-presidente; Professora Janad Valcari (PL), 2ª secretária; Marcus Marcelo (PL), 3º secretário, e Eduardo Fortes (PSD), 4º secretário.