DestaqueEstado

Com Dimas, empresários debatem anel viário em Colinas e recuperação da TO-335

Empresários de vários seguimentos da economia de Colinas se reuniram com o pré-candidato ao governo do estado e presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas.

O encontro, realizado na segunda-feira, 20 de setembro, serviu para discutir as demandas de uma das principais cidades do Tocantins e foi realizado na sede da fazenda Santa Maria, que pertence ao casal Welington Luiz de Farias e Maria Nilza Constantino.

Entre os principais assuntos discutidos, o anel viário e o setor da saúde foram os principais pontos de queixas dos empreendedores do município. “Faz muito tempo que não sabemos o que é nascer um colinense em nossa cidade. Tem que ir para Araguaína já que a nossa cidade não tem mais maternidade. Isso é um tormento para todos nós”, disse o empresário Paulo Neto.

Colinas também não conta com um hospital público que consiga atender a demanda do município de mais de 36 mil habitantes. A comunidade precisa buscar atendimento mais complexo em Araguaína ou Palmas. A rede particular de saúde também não atende os moradores, que até contavam com atendimento particular no passado. Ronaldo Dimas ouviu atentamente as demandas que vão fazer parte do seu plano de governo.

Colinas é também uma cidade de comércio forte que se destaca no eixo da BR-153 que corta o Tocantins. A espera pela implantação do anel viário é antiga não apenas para quem possui um negócio no município. Durante a reunião, os empresários pediram que o anel viário pudesse sair do papel para ajudar a melhorar o tráfego de veículos sem comprometer a economia local.

“A gente espera essa obra há anos. Também é preciso pensar que ela deve ser bem planejada para não tirar a movimentação dentro da cidade porque isso gera renda e emprego para nossa gente. Acredito muito que só o senhor [Ronaldo Dimas] tem essa capacidade por tudo que já fez em Araguaína”, comentou o empresário Júnior Lauriano.

Transcolinas e Distrito Industrial

A TO-335, conhecida como Transcolinas, que liga ao estado do Pará, divisa com Conceição do Araguaia, também foi outro ponto de indignação dos colinenses presentes no encontro.

A rodovia é uma das principais rotas no transporte de produtos do agronegócio, como a soja, o milho e o gado. A falta de manutenção tem gerado prejuízos e preocupação. Os empresários comentaram sobre a pavimentação que precisa ser refeita em alguns pontos da via e a necessidade de implantação também de um posto fiscal para garantir mais segurança viária e tributária devido ao excesso de carga dos veículos pesados que prejudica ainda a malha asfáltica da Transcolinas.

O Distrito Industrial da cidade foi lembrado também pelo abandono e falta de investimento essencial na geração de emprego, renda e receita ao estado e município. Os empresários disseram que atualmente apenas pequenos negócios funcionam no Distrito com uma estrutura precária e sem segurança. A falta de iluminação pública, a condição precária da via que dá acesso ao setor de indústrias foram os principais pontos mencionados a Dimas.

Qualificação profissional

Durante todo o encontro, os empresários demonstraram um sentimento de preocupação coletiva para o crescimento da cidade como um todo. Já Ronaldo Dimas aprovou a pauta levada por quem gera emprego em Colinas.

O empresário e pecuarista Welington Luiz reforçou a necessidade de investimento em cursos de formação profissional no município para dar oportunidade aos jovens. “Aqui a gente não encontra mecânico fácil para atender nossa demanda e nossos jovens precisam aprender uma profissão. O nosso comércio aqui é muito forte, mas sentimos a ausência do governo no incentivo para gerar mão de obra que ajudaria não só os empresários, mas toda a cidade”, completou.

(Ascom)

Encontro foi na fazenda Santa Maria

Fonte: AF Noticias