Com equipamento quebrado, bebês deixam de fazer teste da orelhinha na maior maternidade pública do TO
O Hospital e Maternidade Dona Regina, maior unidade pública do Tocantins, está há pelo menos 7 meses sem realizar o teste da orelhinha. Isso porque o equipamento que realiza o exame está quebrado. As mães de recém-nascidos já procuraram a unidade várias vezes, mas sempre voltam para casa sem o teste, que é obrigatório. (Veja o vídeo)
O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja feito logo após o nascimento dos bebês, antes de receber alta. Com o procedimento é possível detectar e prevenir doenças auditivas em recém-nascidos.
O filho de Deia Santos já tem quase quatro meses e ainda não fez o teste. “Já está quase passando da fase para fazer. Quando eu perguntei para o doutor ele disse que é melhor fazer quando está novinho. Não tive oportunidade de fazer o teste ainda”, disse a mãe. Preocupada, ela tenta, por conta própria, saber se o filho consegue ouvir.
Segundo o Governo do Estado o equipamento que faz o teste estava quebrado e foi consertado na última quinta-feira (4), mas deixou de funcionar no dia seguinte.
A Defensoria Pública informou que o problema precisa ser solucionado com urgência. “Vamos instaurar um procedimento coletivo e vamos oficiar para o hospital e para a secretaria para saber a razão dessa paralisação e qual alternativa o Estado tem”, disse o defensor Arthur Pádua.
O defensor disse ainda que o Estado é obrigado a fornecer, de alguma forma, o procedimento. “Caso o Estado não consiga prestar esse serviço diretamente, como é um serviço essencial, deve garantir a oferta na rede privada”, explicou.
Os pais de Laura, que tem um mês, tentaram fazer o teste antes da alta hospitalar e voltaram à maternidade novamente, mas retornaram para casa sem o exame. “Não está fazendo o teste da orelhinha por motivo do aparelho não estar funcionando. Isso foi no dia que recebi alta e até agora nada. Vim aqui para ver se já estava funcionando, mas não está”.
O outro lado
O Governo do Estado informou, em nota, que a licitação para comprar um novo equipamento está em fase de finalização. Nenhum prazo foi dado.
Hospital e Maternidade Dona Regina está com equipamento quebrado há 7 meses — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/07/09/com-equipamento-quebrado-bebes-deixam-de-fazer-teste-da-orelhinha-na-maior-maternidade-publica-do-to.ghtml