Estado

Com garis em greve, lixo já se acumula há três dias em Araguaína; prefeitura garante que salários atrasados serão pagos hoje

541053744ffefEsta semana os garis que trabalham em Araguaína protagonizaram uma cena inusitada. Eles pararam os carros que recolhem o lixo e foram jogar bola em um campinho. A tática era avisar à população de que não iriam trabalhar, pois os salários estavam atrasados.

Um dos motivos no atraso dos salários dos trabalhadores da Litucera, responsável pelo recolhimento do lixo em Araguaína, seria a falta de pagamento da Prefeitura à empresa.

Inconformados com a situação que já se arrasta há sete meses, os garis entraram numa espécie de greve branca para chamar a atenção das autoridades para os salários que estariam atrasados. “Já fizemos de tudo para tentar resolver a nossa questão, mas não tivemos resposta até agora, ninguém diz nada. A Litucera joga a culpa na prefeitura, e a prefeitura joga a culpa na Litucera. A gente quer que resolva a nossa situação, pois temos famílias e contas pra pagar”, disse um gari.

Pelas principais ruas da cidade, já é possível ver os transtornos e as conseqüências da greve. Na rua Primeiro de Janeiro, Bairro São João e nos bairros mais afastados do Centro, o lixo já se acumula nas calçadas, provocando além do mal cheiro, o risco de doenças para a população.“Tem quase uma semana que o carro do lixo não passa por aqui. As sacolas de lixos se amontoam aí. Os animais vêm e rasgam, tem ratos comendo o lixo e isso pode trazer doenças”, disse Maria das Dores de Oliveira, moradora do setor Coimbra.

Fontes ligadas à Litucera evitam falar abertamente sobre a greve e o atraso no pagamento dos funcionários, mas não escondem que a dívida da prefeitura com a empresa chega a quase seis milhões de reais.

Em nota encaminhada à imprensa ontem, a prefeitura de Araguaína afirmou que o repasse referente à prestação dos serviços executados pela Litucera seria feito no mesmo dia.

Em nova nota, a prefeitura por meio da Secretaria da Infraestrutura, informou que já se reuniu com os responsáveis pela empresa e que o repasse referente a prestação de serviços Litucera será feito ainda hoje, 10 de setembro.

Sobre o acúmulo de lixos em vários pontos da cidade, a prefeitura informou que já está fazendo a coleta hoje e a partir de amanhã, 11 de setembro a Litucera reassume as atividades.

(Portal O Norte)