DestaqueEstadoPalmas

Com recorde de esterilização de equipamentos em outubro, HGP deve fechar o ano com crescimento no número de procedimentos

Até outubro, mais de 8.700 cirurgias já haviam sido realizadas na unidade

Com menos de dois anos de inaugurada, a maior e mais moderna Central de Material e Esterilização (CME) do Tocantins já apresenta resultados surpreendentes e que impactam no aumento de cirurgias no Hospital Geral de Palmas (HGP). Foram 8.765 procedimentos cirúrgicos só até outubro, mês em que a Central bateu recorde de processamento com a esterilização de 236.991 caixas cirúrgicas e produtos avulsos.

A CME esteriliza lençóis, roupas privativas, instrumentos cirúrgicos, cabos, perfuradores e tudo o que é usado numa sala de cirurgia. Para o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros, sem o bom funcionamento da Central de Esterilização, qualquer cirurgia é impossível. “A CME é considerada o coração de uma unidade hospitalar. Sem ela, não existe cirurgia. Isso vale tanto para as mais complexas quanto para as menos invasivas”, explica o gestor.

O ano de 2022 pode terminar com o maior número de cirurgias já realizadas no HGP por conta da alta capacidade de processamento da CME gerida pela Bioplus. Além disso, a média de infecções cirúrgicas caiu, passou de 0,72%, em 2020, para 0,51% no ano passado. Uma queda de 30%. São mais cirurgias sendo feitas e com menos complicações. Ou seja, os pacientes se recuperam melhor.

Para que o resultado fosse alcançado, a CME passou por um processo de modernização de toda estrutura física e de material. “Em relação às autoclaves, por exemplo, nós só tínhamos duas autoclaves de 200 litros e hoje temos 3 com capacidade de 900 litros”, explica o diretor administrativo do HGP.  Vale lembrar ainda que a Central de Esterilização ainda atende ao Hospital e Maternidade Dona Regina, onde também já se colhem os frutos do aumento da capacidade de processamento dos materiais.

Para o diretor de operações da Bioplus, Sérgio Pacheco, a empresa tem modernizado a sua estrutura cada vez mais. “Nós temos uma grande preocupação em oferecer sempre soluções eficientes com qualidade e modernidade, que possibilitem a inovação e principalmente a prevenção e a redução nos controles de infecções aos pacientes. Na CME do HGP não é diferente, sempre buscamos melhorias que impactaram diretamente nos números alcançados neste ano”, afirmou o gerente.

Fonte: Precisa Assessoria