Estado

Com reforma de postinho parada, casa é alugada para atender pacientes em Araguaína

casa_araguainaA obra do posto de saúde do bairro São João, em Araguaína, norte do Tocantins, está parada. Uma casa no setor Araguaína Sul foi improvisada para dar continuidade aos atendimentos. O problema é que nem todos os serviços estão sendo oferecidos e muitos moradores precisam caminhar uma longa distância para buscar atendimento.

A justificativa para esvaziar a unidade e transferir o atendimento para outro lugar era de que o posto de saúde passaria por uma reforma, mas após três meses as obras estão paradas. “É um descaso, a gente não recebeu ninguém, nem prefeito, nem secretário, nem pedreiro, nem obra e nem ninguém para dar explicações”, disse o comerciante Joanito Martins.

Em fevereiro deste ano a unidade passou por uma restauração, mas o serviço não chegou a ser concluído. A pintura nas salas só cobriu o problema e as paredes continuaram com infiltração. A prefeitura, então, alugou uma casa para realizar os serviços. No local, pacientes ficam entre móveis aguardando atendimento.

O tratamento odondológico, que era oferecido no prédio antigo, ainda não está sendo ofertado na casa alugada. Os moradores reclamam da distância que precisam percorrer para chegar até o local improvisado. “Dá muito trabalho. Ficou longe demais para chegarmos até aqui”, lamentou a dona de casa Francinete Alves de Lima.

A Prefeitura de Araguaína disse que a empresa contratada para fazer a reforma da unidade básica de saúde do bairro São João está dentro do prazo do cronograma para a entrega da obra.

(G1)