Comandante-geral perde cargo e Corpo de Bombeiros tem novo chefe; veja perfil
O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, exonerou o coronel Reginaldo Leandro da Silva do cargo de comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMTO).
O ato foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (13) e não apresenta justificativa para a exoneração nem contém agradecimentos, como é de costume nas funções de maior relevância no governo. A dispensa também não foi a pedido. O secretário-Chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, assina a exoneração conjuntamente.
Na mesma edição do Diário, o governador exonerou o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias do cargo de Chefe do Estado Maior da corporação e o nomeou como novo comandante-geral.
CORONEL CARLOS EDUARDO
O coronel QOBM Carlos Eduardo de Souza Farias nasceu em João Pessoa (PB), no dia 22 de junho de 1977, filho de Luiz Carlos de Farias e Luiza Maria de Sousa Farias. Ingressou na Polícia Militar do Estado do Tocantins no dia 30 de janeiro de 1998 por meio do Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Bombeiros Militar do Distrito Federal (DF) de 1998 até 2000.
Em 2007, realizou o Curso de Comando e Estado Maior pelo Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina (CBMSC). Já em 2016, Farias participou do Curso Superior de Segurança Pública pela Academia Especial Segurança Pública do Ceará.
É graduado em Engenharia de Incêndio e pós-graduado (Latu Sensu) em Gestão de Serviços de Bombeiro pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul-SC) também em 2007.
O coronel já atuou dentro do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) como comandante 1° Batalhão de Bombeiros (1º BBM) em Palmas de 2008 a 2010; diretor de ensino de 2010 a 2011; coordenador adjunto de Defesa Civil de 2012 a 2015 e comandante operacional de 2015 a 2018.
Atualmente, Farias estava exercendo a função de subcomandante-geral e Chefe do Estado Maior (CHEM).