Estado

Comando geral da PM planeja “esvaziar” quartéis, remanejando pessoal do administrativo para as ruas

Divulgação
Divulgação

Palmas irá ganhar, a partir desta sexta-feira, 10, mais quatro viaturas para ajudar a fazer o policiamento nas quadras residenciais. O comandante-geral da Polícia Militar, Luís Cláudio Benício, informou ao CT, na manhã desta sexta-feira, 10, que em torno de nove ou dez policiais irão para as ruas. “Ainda não decidimos em quais quadras irão ficar, mas a nossa prioridade é levar o pessoal às ruas”, afirmou.

Benício enfatizou que a prioridade é fazer os esvaziamentos nos quartéis, remanejando o pessoal do administrativo. “Faremos o possível para que seja feito sempre esse rodízio para tentar coibir a onda de criminalidade. Ações constantes de patrulhamento também serão feitas”, afirmou.

Em Araguaína, o comandante afirmou que o trabalho de esvaziamento dos quartéis também será feito. “Estamos preocupados com a situação da segurança na cidade. Faremos ações contínuas para coibir a violência nas ruas”, disse.

Nessa quinta-feira, 9, a Comissão de Segurança Pública, presidida pelo deputado Sargento Aragão (PPS), realizou uma reunião extraordinária que discutiu o mapa da violência no Tocantins. Lá, ele chegou a afirmar que faltam policiais nas ruas: “A Polícia Militar precisa sair da zona de conforto e partir para a ação”.

Ao CT o deputado estadual Sargento Aragão (PPS) expôs a situação de policiais militares que estão perto de se aposentar e do déficit de efetivo no Comando. Segundo ele, para resolver o problema, a solução será convocar o cadastro reserva da PM. Segundo ele, o edital é de 3 mil vagas. A proposta é que o cadastro reserva seja de pelo menos 2 mil vagas.

Ficou acordado que audiências públicas regionalizadas serão feitas. A primeira deve acontecer em Araguaína, porém, não há data prevista.

(Cleber Toledo)