Começa a vacinação de crianças contra Covid-19 em Palmas
A vacinação de crianças contra Covid-19 começou nesta quinta-feira (20) em Palmas. A primeira dose do imunizante pediátrico da Pfizer foi aplicada em Maria Eduarda Alves de Sá Brito, de 10 anos. Ela tem asma e está no grupo de prioridades. O atendimento ocorreu na Unidade de Saúde da Família (USF) da quadra 1.004 Sul.
“Eu estou muito feliz porque quero voltar para a escola, brincar com os colegas e abraçar todo mundo. Então eu estava esperando muito essa primeira dose e a segunda estou mais ansiosa ainda”, disse a menina.
O primeiro lote da vacina pediátrica da Pfizer chegou ao Tocantins no fim da semana passada e a distribuição para os 139 municípios teve início nesta quarta-feira (19). Devido ao baixo quantitativo de doses recebidas, primeiro serão vacinadas as crianças com comorbidades.
A capital tem um público de 29.259 crianças na faixa etária de 5 a 11 anos. Nesta primeira remessa a cidade recebeu 3.220 vacinas. A vacinação será feita exclusivamente por agendamento e em unidades específicas.
Maria Eduarda Alves de Sá Brito foi a primeira criança vacinada em Palmas — Foto: Yonny Furukawa/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
- Veja como será a vacinação de crianças nas maiores cidades do Tocantins
- Confira quantas doses de vacinas pediátricas contra a Covid cada cidade do TO deve receber
- Secretaria divulga unidades que vão vacinar crianças contra Covid na quinta-feira (20) em Palmas
Nesta quinta-feira (20) serão sete unidades de saúde atendendo as crianças no plano diretor e na região sul da cidade. Na sexta-feira (21) o atendimento será no distrito de Taquaruçu.
A Vigilância Epidemiológica da Semus recomenda que, após a vacinação, a criança deve permanecer na unidade por 15 minutos. Além disso, ela não deverá receber outro imunizante no mesmo dia ou em até 15 dias após a vacinação contra a Covid-19.
Os pais ou responsáveis devem ficar atentos às exigências para a vacinação em Palmas:
- Apresentar documento de identidade, CPF ou certidão de nascimento da criança;
- Termo de Consentimento (disponível no site ou na unidade de saúde);
- Cartão de vacinação;
- Laudo médico comprovando a comorbidade ou condição especial
O imunizante
Frascos da vacina da Pfizer em versão pediátrica (laranja) e a partir dos 12 anos (roxa) — Foto: Tobias Schwarz/AFP
A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à aplicada em adolescentes e adultos. Por isso, o governo federal adquiriu uma versão específica do produto com dosagens e frascos diferentes (foto acima), apesar de o princípio ativo ser o mesmo.
A mesma autorização de uso já foi concedida pelo FDA e pela EMA (agências regulatórias de saúde dos Estados Unidos e União Europeia).
Em outubro de 2021, a Pfizer disse que a vacina é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo.
Fonte: G1 Tocantins