Comissão tem 60 dias para preparar novo concurso público da Polícia Civil do Tocantins
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) instituiu a comissão organizadora do próximo concurso público da Polícia Civil do Tocantins, com seis integrantes designados. Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28).
Os integrantes são:
1 – Marcelo Santos Falcão Queiroz – Superintendência de Segurança Integrada
2 – Ana Carolina Coelho Marinho Braga – Delegacia-Geral da Polícia Civil
3 – Marcos Aurélio Jacome Sousa – Superintendência de Polícia Científica
4 – Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secretaria da Administração
5 – Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secretaria da Administração
6 – Mauricio Kraemer Ughini – Ordem dos Advogados do Brasil
Conforme a portaria da SSP de nº 308, a finalidade da comissão é “adotar todas as providências necessárias à realização do concurso público para provimento de cargos da Polícia Civil”. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 60 dias.
O anúncio da formação da comissão havia sido feito pelo Governo do Tocantins em março deste ano.
Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, afirmou que o novo concurso é necessário devido ao fato de que 37% dos cargos da carreira da Polícia Civil encontram-se vagos e à iminente aposentadoria de diversos outros policiais.
O governo não divulgou a previsão do número de vagas nem de quando o edital será lançado. A banca também ainda não foi definida.
ÚLTIMO CONCURSO
O último certame, realizado em 2014, ofertou 515 vagas para os cargos de delegado, médico legista, peritos, agente de necrotomia, papiloscopista, escrivão e agente de polícia.
A carreira de delegado exigiu bacharelado em Direito para inscrição. Os agentes, escrivães e papiloscopistas tiveram como requisito a graduação em qualquer área e habilitação na categoria B.
O concurso foi homologado em 2017. O resultado final ficou válido por dois anos, sendo prorrogado, em 2019, por igual período.