Curiosidades

Como montar um roteiro de viagem

DSC06885É trabalhoso, precisa de paciência e muita vontade para achar bons preços e lugares interessantes para visitar.

Quero mostrar como é o meu processo de viagem – não se assustem.

1)Destino:

Acredite se quiser, mas essa é parte mais difícil para mim, é doloroso escolher um lugar para visitar com tantos outros para conhecer também.

Eu morei um ano na Holanda, e nas férias e feriados eu tinha que decidir para qual país ir, era uma tortura. Mas bom, depois dessa tortura, foque no lugar que você decidiu escolher dessa vez.

Tentando decidir o nosso roteiro de verão.

1) Passagem.

Sim, é número 1 de novo, eu não errei.

Eu, muitas vezes escolhi o lugar que eu queria, mas não achei passagem barata, então tive que trocar o lugar, ou então escolhi o lugar porque tinha uma ótima promoção.

Mas se prepare para gastar umas boas horinhas entrando em mil sites de Cia aéreas, fazendo combinações de datas, horários, aeroportos, etc. Não tenha preguiça de procurar, acredite! Sempre vai ter uma um pouquinho mais barata.

2) Hospedagem:

Agora com destino certo e passagens AINDA NÃO COMPRADAS, eu procuro hostel, hotel, ou então eu faço couchsurfing (nota mental: escrever sobre minhas experiências no CS). Se eu achar um bom preço, daí sim eu passo para o passo 3.

3)Compras.

Destino certo, passagens com preços ótimos, hostel com preços ótimos, podemos efetuar as compras e reservas.

4)Pesquise sobre a cidade.

Eu gosto de saber quantos habitantes tem o país e a cidade que estou indo visitar, preciso saber a língua oficial, religião e moeda, palavras básicas da língua do país, etc.

Eu com o lenço que levei para Turquia.

Turcas fazendo tapete.

5)Pesquise sobre pontos turísticos.

Bom, é aí que eu perco um bom tempo, e é a minha parte preferida das pesquisas. Eu procuro em milhares de sites os pontos turísticos e não turísticos(os meus preferidos) para visitar, o preço de cada lugar, horário que está aberto, e a história de cada lugar, senão uma ponte é só uma ponte, um prédio é só um prédio, e aí, eu sinto lhe dizer: a sua viagem não serviu para nada! Estude um pouco sobre os pontos turísticos que você está indo, a viagem vai ficarmuito mais interessante.

Eu seleciono os lugares que EU TENHO que ir e os lugares que eu posso ir caso dê tempo.

6)Pesquisa sobre a culinária.

Eu sempre reservo pelo menos um dia para comer a comida típica do lugar, e me preparo para gastar um pouquinho a mais nesse dia. Vale a pena!

Istanbul.

Doces turcos.

Comida grega.

7)Pesquise sobre os meios de transporte.

Dê uma pesquisada básica sobre os meio de transporte.  Isso a gente só vai saber bem na hora que chegar, mas é bom saber um pouco antes, pelo menos como ir do aeroporto para o hostel – caso você não goste de gastar com taxi, como eu.

Londres.


8)Anote:
Sabe tudo isso que eu pesquisei? Pois é, escrevo tudo tudo no meu caderno de viagem.

Ufa! Tudo pronto e arrumado.

9) Mapas.

PRIMEIRA coisa que eu faço quando chego: pego um mapa da cidade e do metrô (quase sempre tem de graça no aeroporto) e pronto, aí eu passo para o último e melhor passo.

É, na verdade mapa não é o meu forte. haha

10)EXPLORE.

Caminhe, se perca, peca ajuda, ensine sobre o seu país ou cidade, mostre que está interessada em aprender a língua deles, não passe o seu tempo enfurnado em shoppings, caminhe mais, peca dicas a quem é da cidade, esteja ABERTO para todas as experiências, não viaje e continue fechado para o mundo!

Eu sei que pode parecer trabalhoso, e é, é verdade! Mas cada passo é prazeroso para mim, e jamais trocarei isso por entrar em uma agência e comprar tudo pronto, muito menos me enfiar em um daqueles ônibus turísticos. (ok, uma vez aconteceu SEM QUERER, mas aí é história para outro post).

Londres.

Barcelona.

Holanda.

Franca.

Brincando de modelo em Leiden.