Estado

Comunidade interdita por duas horas TO-222 e queima pneus em protesto contra odor do Frigorífico Assocarne

Divulgação
Divulgação

Cerca de 150 manifestantes do Setor Barra da Grota (Araguaína) interditaram a Rodovia do TO-222, em frente ao Frigorifico  “Assocarne”,  por volta das 19 horas da noite desta sexta-feira, 10.  Eles usavam mascaras, colocaram barricada no meio da pista e atearam fogo em pneus para chamar a atenção das autoridades quanto ao odor provocado pelo descarte de esgoto sem tratamento adequado no Rio Lontra.

Segundo o representante da comunidade, Antônio Reis Pereira dos Santos, a decisão de bloquear a pista foi após algumas tentativas fracassadas de acordo com a empresa Friboitins, que o usa as instalações da Assocarne (Associação do Comércio Varejista de Carnes Fresca e Derivados de Araguaína) para processar derivados de carne bovina.

Sem acordo

“Tentamos entrar em acordo, mas a empresa não cumpriu. O prazo terminou na sexta-feira e o problema continuou. Então fechamos a pista, e após a chegada da polícia, cobramos a presença de um representante da empresa e de um Promotor do Meio Ambiente, mas ninguém compareceu ao local,”  explicou o presidente do Bairro.

Em busca da solução

De acordo com o vereador Geral Silva, que já usou a Tribuna da Câmara para cobrar uma solução, a comunidade da Barra da Grota não está aguentando mais o mau cheiro causado pela empresa Friboitins. “É tanto que as pessoas estão tendo dor de cabeça,  mal-estar,  náuseas,  vômitos e não conseguem se alimentarem”, contou.

A persistência

Ainda conforme o presidente do Bairro, o problema vem se arrastando há mais de 7 anos,  pois desde o ano de 2006 um abaixo assinado da comunidade já cobrava solução para o problema.  Está todo mundo reclamando. Nenhum representante da empresa foi encontrado pela reportagem para comentar sobre o ocorrido.  O trecho da TO 222, no sentido Xambioá (há 5 km de Araguaína), ficou interditado por 2 horas e o provocou um congestionamento de 3 km.

O problema

Segundo apurado pela reportagem, a empresa Fribotins usa as dependências da Asscocarne para industrializar derivados de bovino como sangue, carcaças  e ossos.  E todo o esgoto seria descartado no Rio Lontra, sem o tratamento adequado, provocando assim todo o mau cheiro.

(AF Notícias)