DestaqueEstado

Concurso da AGU será organizado pelo Cebraspe; previsão é de 300 vagas e salário de R$ 21 mil

Já está definida a banca organizadora do novo concurso da AGU (Advocacia-Geral da União). O extrato de dispensa de licitação foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 6 de dezembro.

De acordo com o documento, a empresa escolhida é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe.

O concurso público contará com 300 vagas efetivas para as carreiras de advogado da união, procurador da fazenda nacional e procurador federal, além de formação de cadastro reserva.

Veja, abaixo, o documento na íntegra:

Agora, o próximo passo é a assinatura do contrato, que deverá ocorrer em breve. Somente então poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições.

SOBRE O CONCURSO

A Advocacia-Geral da União deverá oferecer 300 vagas em seu novo concurso público para os cargos de advogado da união, procurador da fazenda nacional e procurador federal, sendo 100 chances para cada posto.

Para ingressar nas carreiras de advogado e procurador, o candidato deverá possuir formação de nível superior em direito e dois anos de experiência jurídica. A remuneração inicial, atualizada, é de R$ 21.014,49.

Vale ressaltar que foi publicada em setembro a resolução 7, de 5 de setembro, que altera os critérios para realização do próximo certame para os cargos. De acordo com o documento, os dois anos de experiência jurídica já podem ser considerados antes da obtenção do grau de bacharel em direito.

Embora o novo concurso esteja confirmado para 300 vagas, o quantitativo não está contemplado no projeto de lei do orçamento 2023, que tramita no Congresso Nacional. O documento prevê o preenchimento de apenas 88 oportunidades, da seguinte forma: preenchimento de vagas (57); e criação de vagas (31).

ÚLTIMO CONCURSO

O último concurso da AGU para efetivos ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 100 vagas para os cargos de administrador, analista técnico administrativo, arquivista, bibliotecário, contador, técnico em assuntos educacionais e técnico em comunicação social. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Idecan.

Fonte: AF Noticias