DestaqueEstado

Concurso da PM-TO é prioridade para 2020, diz presidente da Comissão ao informar fases

O presidente da Comissão organizadora do concurso público da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, afirmou que o certame é uma prioridade da instituição para este ano de 2020.

As informações sobre o andamento do concurso foram prestadas em ofício encaminhado ao vereador Erivelton Santos (PV), de Palmas. O certame deve ofertar 1.000 vagas para o cargo de soldado. Até agora a PM não falou nada a respeito do cargo de Oficial, que estava previsto no edital anterior.

O presidente da Comissão também listou as ações já realizadas até o momento, tais como a elaboração do termo de referência para contratação da banca examinadora; solicitação de parecer da Secretaria da Fazenda e Planejamento quanto à disponibilidade de recursos orçamentários; resposta da Sefaz e Seplan com manifestação favorável à realização do concurso e recebimento das propostas das bancas examinadoras interessadas, que agora estão na fase de análise.

CONCURSO DE 2018

O concurso anterior, organizado pela Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA (AOCP), foi anulado por fraudes e irregularidades na execução da primeira etapa (prova objetiva). O certame era destinado ao provimento de 40 vagas ao cargo de Oficial e 1.000 para a carreira de Soldado.

Na época, mais de 85 mil candidatos que se inscreveram para o certame. As taxas de inscrição nunca foram devolvidas.

CARGOS VAGOS PARA SOLDADO

Conforme o Decreto nº 5.492, que dispõe sobre o Quadro de Organização e Distribuição do Efetivo da Polícia Militar do Tocantins, há 2.611 cargos vagos para soldado e apenas 401 preenchidos.

A idade máxima para ingresso no cargo foi ampliada de 30 para 32 anos. O deputado estadual Elenil da Penha (MDB) chegou a apresentar três projetos de lei nesse sentido. A ideia inicial era elevar para 35 anos.

Subsídio do Soldado PM TO

– R$ 2.365,69 – Durante o Curso de Formação (CFSD)

– R$ 4.758,56 – Após o Curso de Formação (CFSD)

Ofício do presidente da Comissão

Fonte: AF Noticias