DestaqueEstado

Confira dicas para economizar no material escolar na volta às aulas

As férias estão chegando ao fim, e a criançada se prepara para substituir a diversão e o lazer pelas salas de aula. E para evitar que os gastos com material escolar prejudiquem o orçamento, é importante seguir alguns cuidados. Confira uma lista que pode te ajudar na hora de comprar os itens essenciais para os alunos.

1 – Analise a lista fornecida pela escola

Os pais sempre recebem a temida lista de materiais que os filhos utilizarão ao longo do ano. Entretanto, a unidade não pode exigir que a compra seja realizada em um lugar específico. Além disso, os pais não têm a obrigação de realizar a compra de produtos de determinada marca.

A lista de materiais não pode ter itens de uso coletivo como por exemplo, produtos de limpeza que são utilizados para manutenção da escola.

2 – Faça contas e planeje o orçamento

Definir o valor a ser gasto nos materiais escolares antes de ir às compras pode gerar uma boa economia. É possível encontrar materiais de qualidade em um preço razoável. Comparar o seu orçamento com a quantidade a ser gasta evitará dívidas. Realizar o pagamento à vista pode ser uma boa opção por oferecer mais desconto. Caso seja parcelado, é importante planejar o valor das prestações que podem ser assumidas, e evitar comprometer o orçamento.

3 – Troque ou reutilize materiais usados

Ao receber a lista de materiais escolares, os pais geralmente correm para alguma loja e fazem a comprar. Mas, aquela borracha ou lápis de cor pedido pela escola, pode estar dentro de casa em boas condições de uso pronto para ser reutilizado.

Fazer a troca de material didático ou anunciar nas redes sociais para venda pode ser uma boa saída. Economia para o bolso e oportunidade para quem precisa daquele item no precinho.

“É muito comum nós encontrarmos diversos materiais escolares jogados na casa, e é dinheiro jogado fora, que está lá intocado. É importante fazer um balanço dos lápis de cores que tem, das borrachas, do lápis de escrever e verifique o que você realmente precisa comprar”, disse Mônica Daniela Sousa, especialista em finanças.

4 – Pesquise os preços em várias lojas

O volume de venda de materiais nas papelarias durante o 2º semestre, é cerca de 30% menor em comparação ao mês de janeiro. Neste período, as lojas apenas realizam a reposição de materiais e decidem por conta própria se acrescentam desconto ou não. A pesquisa de preços é importante, porque a diferença do valor entre cada lugar pode representar uma economia de 30% para a família.

A comerciante Marilda Xavier trabalha em uma papelaria, e prepara alternativas para ajudar os clientes e garantir as vendas. “Aquele estoque que sobrou de janeiro, nós colocamos em promoção para estar atraindo o cliente”, comentou.

5 – Fuja dos produtos licenciados da papelaria

A especialista financeira Mônica Daniela Sousa, aconselha que o pai e a mãe não levem as crianças para fazer a compra de materiais. Eles provavelmente acabarão pedindo por algo que não é necessário.

“Não leve a criança para a compra. Porque a criança é mais suscetível ao marketing. E ela vai sim ser atraída pelos produtos licenciados que geralmente são mais caros. Aquele produtos mais bonito, mais colorido, com aquele personagem que ela gosta”, comentou.

Papelarias se preparam para a volta às aulas — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Fonte: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/07/23/confira-dicas-para-economizar-no-material-escolar-na-volta-as-aulas.ghtml