Conheça os benefícios da Vitamina B7
A vitamina B7, também chamada de biotina ou vitamina H, participa do metabolismo dos carboidratos, das gorduras e das proteínas, sendo também essencial para a formação e boa saúde da pele, das unhas e dos cabelos.
Essa vitamina pode ser encontrada no leite, em ovos e em castanhas, por exemplo, e sua deficiência é rara, mas pode causar queda de cabelo, unhas quebradiças e feridas na pele.
Para que serve
A principal função da vitamina B7 no organismo é participar do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, gerando energia para o corpo e ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Além disso, esse nutriente é essencial para manter pele, unhas e cabelos saudáveis, ajudando também na absorção de outras vitaminas do complexo B no intestino.
Fontes na alimentação
As principais fontes dessa vitamina na alimentação são:
- Fontes animais: carne vermelha, gema de ovo, fígado, leite e derivados;
- Legumes: couve-flor, espinafre, tomate, cebola e cenoura;
- Frutas oleaginosas: amendoins, nozes, avelãs;
- Outros: gérmen de trigo, cogumelos, levedura de cerveja, arroz integral.
Além dos alimentos, a vitamina B7 também é produzida pela flora intestinal, sendo importante consumir fibras e beber pelo menos 1,5 L de água por dia para manter o intestino saudável.
Falta de vitamina B7
A falta de vitamina B7 pode causar queda de cabelo, unhas quebradiças, pele seca, feridas e vermelhidão na pele, dores musculares e aumento da glicemia.
No entanto, a deficiência desta vitamina é rara, acontecendo com mais frequência em pessoas muito desnutridas, que tomam medicamentos para evitar convulsões ou que consomem bebidas alcoólicas em excesso.
Excesso de vitamina B7
O excesso de vitamina B7 é raro, pois o organismo elimina esse nutriente através da urina. Por isso, o excesso desta vitamina só costuma ocorrer em pessoas que tomam suplementos, mas em geral não causa prejuízos à saúde.
Quantidade recomendada
A quantidade recomendada de vitamina B7 varia de acordo com a idade:
- Bebês de 0 a 6 meses: 5 mcg;
- Bebês de 7 a 12 meses: 6 mcg;
- Crianças de 1 a 3 anos: 8 mcg;
- Crianças de 4 a 8 anos: 12 mcg;
- Crianças: de 9 a 13 anos: 20 mcg;
- Adolescentes de 14 a 18 anos: 25 mcg;
- Adultos de 19 a 70 anos: 30 mcg;
- Mulheres grávidas e que amamentam: 35 mcg.
A suplementação de vitamina B7 só deve ser feita quando existe carência desse nutriente, devendo ser recomendada pelo médico.
(OCIOSO)