Estado

Corpo de Bombeiros interdita o clube AABB e Glamour do Lago

Divilgação
Divulgação

A realização do Carnabalada – Carnaval de todas as culturas ainda depende da vistoria do Corpo de Bombeiros de Araguaína. É o que afirmou o Capitão Machado, em entrevista ao Portal O Norte nessa sexta-feira, 08.

Segundo o Capitão, o projeto do evento foi aprovado pela corporação, no entanto, isso não quer dizer que ele pode ser realizado. “Faremos uma vistoria às 17h no local da festa [Avenida Filadélfia] para vermos se tudo está dentro do das normas da lei Lei nº 1787/2007 e evitarmos acidentes com grandes aglomerações de pessoas.”

A Lei nº 1787/2007 dispõe sobre a segurança contra incêndio e pânico em edificações e áreas de risco do Tocantins. Casas noturnas ou eventos fechados só podem ser realizados com a autorização do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com o Capitão Machado, o objetivo da vistoria é constatar se o projeto realmente saiu do papel e está de acordo com as normas exigidas pela Corporação.

Casas noturnas
O mesmo disse ainda que, na cidade, várias espaços de eventos estão sendo vistoriadas e nessa quinta-feira, 07, duas delas foram fechadas. “Temos um total de 10 a 20 casas noturnas na cidade de Araguaína, desse total, duas foram fechadas ontem porque não cumpriam as normas exigidas, como a falta de equipamentos para a segurança do local e saídas de emergência”.

Foram interditados nessa quinta-feira, 07, a casa de eventos Glamour do Lago e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), onde estava programada para acontecer a concentração do bloco Canga Folia. O motivo, segundo o Capitão Machado, foi para evitar incidentes, já que nos locais não foram encontrados, por exemplo, extintores e demais equipamentos de segurança. Ainda de acordo com o Capitão, os estabelecimentos podem voltar a funcionar após as adequações exigidas pelo Corpo de Bombeiros.

Em Araguaína, outras casas também foram notificadas e caso não cumpram com o pedido, também serão interditadas para readequação.

Fiscalizações
Desde o dia 16 de janeiro, a Distec tem promovido vistoria não só em casas noturnas, como também em condomínios, postos de combustíveis, edifícios públicos, supermercados, depósitos de gás, entre outros. Serão cerca de 3 mil edificações vistoriadas.

Até o momento, a Distec realizou 108 vistorias, notificou 72 estabelecimentos, fez 32 interdições, expediu 26 multas e 08 desinterdições, um balanço das fiscalizações realizadas em boates e casas de shows em todo o Estado.

(PortalONorte)