Costa Miranda substitui Patricia Murussi no comando da PM de Araguaína
O atual comandante da Polícia Militar (PM), de Pedro Afonso, tenente-coronel João Márcio Costa Miranda, 38 anos, assumirá nesta sexta-feira, 20, a mesma função no 2º BPM em Araguaína, em substituição à tenente-coronel Patricia Murussi.
O comando da tenente-coronel Patrícia em Araguaína chegou a ser questionado em meados do ano passado, numa onda de violência que tomou conta da cidade. Deputados defenderam que a função fosse passada para o tenente-coronel Júlio Manoel da Silva Neto, sucedido pela oficial no comando da corporação no município e muito elogiado pela atuação.
A polêmica foi encerrada depois que oficiais emitiram uma nota de apoio a Patrícia, lamentando a “conotação política” que alguns “oportunistas” insistiriam em dar a um assunto tão importante, “com objetivo único de tirar proveito eleitoreiro, atribuindo à Comandante do 2º BPM uma culpa que não é sua”.
Perfil
Tenente-coronel João Márcio Costa Miranda, é natural de Carolina (MA) e já morou em Goiatins (TO). Ele ingressou na Polícia Militar do Tocantins em 1998, na graduação de aluno oficial. Depois concluiu o curso em 2001 na Academia de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Em 2012 foi promovido a primeiro tenente. Em 2006 alcançou o posto de capitão. Já em 2010 foi promovido major a critério de merecimento.
O militar tem em seu currículo cursos de aperfeiçoamento, entre eles: bacharel em Segurança Pública, instrutor do Proerd, controle de distúrbios civis, estágio de policiamento montado, especialista em segurança pública e curso nacional de multiplicador de polícia comunitária.
O tenente-coronel já exerceu funções de chefias de seções e comando de companhias e pelotões no 2º BPM; comandante da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar em Araguatins; comandante da 1ª Companhia do 1º BPM, em Palmas; sub-comandante da Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas e mais recentemente o comando da 5ª CIPM em Tocantinópolis.