Criação de peixes em águas da União pode gerar 500 empregos diretos no Tocantins
O Governo do Tocantins e representantes do Governo Federal oficializaram contratos de cessão de uso de águas de domínio da União para fins de aquicultura, voltados a empresários tocantinenses interessados em implantar projetos de produção de peixes na região.
Participaram da solenidade o governador Mauro Carlesse, o secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, e o superintendente do Patrimônio da União do Tocantins, Lúcio Alfenas, na tarde desta quinta-feira (23).
Ao todo, foram entregues quatro contratos de cessão de águas aos empresários Ciro Parreira Labre, Francisco das Chagas de Medeiros, Moisés Vieira Labre e Pedro Iran Pereira do Espírito Santo.
Durante o evento, a Superintendência de Patrimônio da União repassou oito áreas aquícolas no Tocantins à Secretaria da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com capacidade para produção de mais de 25 mil toneladas de peixes por ano.
Segundo o secretário do Ministério da Agricultura, Jorge Seif, essa iniciativa vai permitir um incremento da produção de peixes no Tocantins.
O secretário reforçou que esses empreendimentos têm potencial para gerar mais de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos aos tocantinenses. “Tocantins é o único Estado a contar com uma unidade da Embrapa voltada para a aquicultura. A nossa expectativa é tornar o Tocantins um grande produtor de peixes”, pontuou Jorge Seif.
O governador Mauro Carlesse afirmou que a aquicultura é uma atividade muito promissora na região pelo grande potencial hídrico disponível. “Essa atividade vai dar muitas oportunidades às pessoas. Estamos acreditando em grandes e pequenos empreendimentos para agregar o maior número de pessoas trabalhando. Esse é o nosso objetivo e temos feito tudo o que é possível em termos de incentivo e agilidade no licenciamento, porque já temos instituições financeiras interessadas em financiar projetos”, adiantou.
O governador destacou que a política de incentivos à produção coloca o Tocantins na rota de investimentos para o desenvolvimento da aquicultura. “Tenho certeza de que com o incentivo ao nosso investidor, aliado aos recursos hídricos e aos incentivos concedidos para a produção da soja, do algodão e do milho, o pescado será promissor e de grande importância econômica para o nosso Estado”, ressaltou.
O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café, destacou que o potencial hídrico, a tecnologia de ponta e a melhoria genética são fatores que contribuem para tornar o Estado uma referência no setor. “Temos tecnologia e melhoria genética para desenvolvermos a atividade e esse é o momento”, sustentou.
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, também destacou o potencial da aquicultura. “E um momento importante presenciar a aquicultura florescendo aqui no Tocantins. Conhecendo o potencial desse Estado, conhecendo a força de trabalho dos tocantinenses, não tenho dúvidas que só vai crescer, gerar renda e desenvolvimento”, comentou.
Presenças
O evento contou com a presença dos deputados federais Carlos Gaguim e Osires Damaso; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; do secretário nacional de Agricultura e Cooperativismo, César Halum; do chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Herci Filho; de empresários; secretários de Estado e outras autoridades.