Da janela do vizinho à nova parabólica digital: como a TV moldou a história da tocantinense Maria das Graças
A nova parabólica digital ampliou a paixão da dona de casa pela telinha
O primeiro contato com a TV foi marcante para muitos brasileiros. Maria das Graças Vieira Torres, de 56 anos, é uma dessas pessoas que lembra da primeira vez em que viu a caixa reluzente que abriu os seus olhos para o mundo. Moradora de Miracema do Tocantins, ela lembra com nostalgia da época em que se juntava com as outras crianças da vizinhança para assistir à TV na casa de um vizinho.
A cena é comum na memória de muitos adultos com mais de 50 anos. Para Maria das Graças não era tão simples. Para ter poucos momentos em frente à TV, era preciso contar com a sorte. Algumas vezes, o vizinho mandava as crianças embora. “As crianças ficavam assistindo pela janela, eu ia junto. Aí, o vizinho era tão ruim, que mandava a gente embora”, lembra.
A lembrança de nem sempre ter conseguido acompanhar um programa até o final foi primordial para que ela desse às filhas a oportunidade de se informar e se divertir à vontade com o mundo de possibilidades que a televisão traz. Hoje, com acesso livre à programação, Maria conta que a tecnologia mudou não só a sua rotina, como a sua maternidade. Ver as suas pequenas à vontade, sem precisar da ajuda de vizinhos, a enchia de esperança e felicidade.
Ela lembra desses momentos ao ver a neta, de 8 anos, assistindo à programação infantil. Com a chegada da nova parabólica digital, Maria passou a ter mais canais e a imagem ficou muito melhor. “É bom demais. Assisto na minha casa e ainda com imagem perfeita. Naquela época, a TV nem tinha imagem colorida e, quando chovia, a gente ficava semanas sem sinal”, conta.
Substituição gratuita
A Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku), está beneficiando famílias de 34 cidades do Tocantins, com destaque para Pequizeiro, onde o agendamento foi aberto neste mês de julho. Milhares de lares podem ser contemplados com a substituição gratuita da parabólica tradicional pela nova parabólica digital.
A substituição é necessária porque as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar em breve. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV. O modelo tradicional corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região.
A Siga Antenado está disponível para agendar a instalação do kit gratuito para pessoas inscritas em algum programa do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe, antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que beneficiários de programas sociais, não precisa fazer a troca.
Para verificar se a sua cidade está com a operação ativa e se você tem direito à troca gratuita da parabólica, basta acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.
Oficina Consultoria – Assessoria de Imprensa
Chris Nascimento – (21) 97935-0628 ou [email protected]
Paula Gama – (71) 99410-6006 ou [email protected]
Rafaela Barros – (21) 99744-6132 ou [email protected]
Mais informações no Tocantins
Precisa Assessoria de Comunicação
E-mail: [email protected]
Telefone: (63) 99218-6899