Darcinópolis ultrapassa Cariri e se torna a cidade com maior incidência do Coronavírus no Tocantins
A cidade de Darcinópolis, no norte do Tocantins, passou a ter neste domingo (24) a maior incidência do coronavírus em todo o estado. O município está com 85 casos confirmados da doença e tem apenas 6.097 habitantes, de acordo com a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apenas entre o sábado e o domingo, foram confirmados 23 pacientes com a Covid-19 em Darcinópolis.
Isso significa que um em cada 71 moradores da cidade está com a doença. Em Cariri do Tocantins, que aparecia com a pior incidência até este sábado, a média e de um em cada 89 moradores infectados. A cidade tem 49 casos da doença e 4.382 moradores.
A taxa de incidência normalmente é mais alta em cidades pequenas. Em Araguaína, que concentra 1.130 casos de coronavírus, a incidência é de um caso a cada 159 moradores, justamente para população maior, de mais de 180 mil pessoas.
O G1 procurou a Prefeitura de Darcinópolis para comentar o aumento nos casos e explicar quais ações de prevenção estão sendo tomadas e aguarda retorno.
A cidade é uma das que estavam em lockdown, ou bloqueio total, na última semana. O período da medida terminou neste sábado (23) e o Governo do Tocantins optou por não estendê-lo. Agora cabe a prefeitura definir quais serão as regras para o funcionamento da cidade.
Desde o dia 23 de abril está em vigor um decreto que proíbe a parada de ônibus de turismo na cidade. Também é obrigatório o uso de máscaras em áreas pública e aulas estão suspensas. Darcinópolis não tem hospitais de referência. A unidade de alta complexidade mais próxima fica em Araguaína, mas a cidade já enfrenta dificuldades para atender a todos os casos que chegam na rede pública.
Fonte: G1 Tocantins