De Araguaína, empresário irmão de deputado federal é nomeado para a presidência da ATR
O empresário de Araguaína Israel Domingues Guimarães Júnior foi nomeado pelo governador Wanderlei Barbosa (Repu) para o cargo de presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, a ATR.
Ele é irmão do jovem deputado federal Alexandre Guimarães, tido como a grande revelação na política do Tocantins ao ser eleito no ano passado com 54.703 votos, a 3ª maior votação do estado.
Israel é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e empresário do ramo de construção.
A ATR era ocupada interinamente pelo procurador-geral do estado, Kledson de Moura Lima, desde o dia 8 fevereiro deste ano. A nomeação de Israel Júnior foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (02).
No dia anterior, Wanderlei renomeou Márcio Antônio da Silveira como presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT) e Amaurismar Mota Sousa, mais conhecido como Mauro Mota, no comando da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (AMETO).
Competências
Compete a ATR a regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos nas seguintes áreas:
- Saneamento compreendendo o abastecimento de água, esgotamento sanitário;
- Transporte intermunicipal rodoviário e aquaviário de passageiros;
- Terminais rodoviários;
- E outros serviços públicos delegados por outros entes da Federação.
Trata-se portanto, de uma agência multi-setorial de regulação, controle e fiscalização dos serviços públicos de competência do estado do Tocantins ou a ele delegados.