Deficientes saem às ruas para sensibilizar população e ter mais acessibilidade em locais públicos e privados
A Associação das Pessoas com Deficiência de Araguaína (ADA) realiza nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, uma manifestação com o objetivo de mostrar para a sociedade as dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência. O presidente da Associação, Jeferson Coutinho, destacou que a caminhada será de alerta para comunidade quanto a questão da acessibilidade tanto em locais públicos como nos privados. A manifestação será uma caminhada que vai sair da Praça do Galo, no Entroncamento, e vai descer a Avenida Cônego João Lima, até a Praça das Bandeiras. A caminhada terá a participação de várias pessoas com deficiência de vários tipos.
De acordo com Coutinho, não é apenas ter acesso nas ruas e avenidas da cidade, mas também nos supermercados, no local de trabalho, nas agências bancárias, em todos os lugares aonde as pessoas vão e que ainda não existe um acesso facilitado para aquelas que possuem algum tipo de deficiência física. Também há outros problemas que estas pessoas convivem diariamente, falta de profissionais habilitados para acompanherem os deficientes na rede regular de ensino.
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
A caminhada está dentro da programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Este dia foi instituído, através da Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005, sendo comemorado, no Brasil no dia 21 de setembro, pelo movimento social em encontro nacional com todas as entidades nacionais. Constitui-se em um momento para refletir e buscar novos caminhos de lutas por inclusão social, cidadania e participação plena, em igualdade de condições.
A data foi escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições. Os direitos deste público estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e temos uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência.
Dados
Quase 24% da população brasileira, o que corresponde a 45,6 milhões de pessoas, possui algum tipo de deficiência, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010. No Tocantins, os dados do IBGE revelam que 178.614 pessoas tem algum tipo de deficiência; em Araguaína, os dados são expressivos: 36 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência.
BRASIL – PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM 2010
Deficiência Visual – 35.791.488
Deficiência Auditiva – 9.722.163
Deficiência Motora – 13.273.969
Deficiência Mental/Intelectual – 2.617.025
(Portal O Norte)