DestaqueEstado

Delegacia virtual registra mais de mil ocorrências no TO após atendimento ter mudanças pelo coronavírus

A Secretaria de Segurança Pública do Tocantins divulgou o primeiro balanço da quantidade de crimes registrados através da delegacia virtual após as mudanças no atendimento por causa da prevenção ao novo coronavírus. De acordo com os dados da SSP, foram 1.028 boletins de ocorrência preenchidos através da internet no estado ao longo do mês de março.

O serviço já existia anteriormente, mas era usado apenas em situações específicas. Para evitar aglomerações, ficou definido que todos os crimes que não são considerados violentos devem ser registrados digitalmente. Em fevereiro, quando as mudanças ainda não estavam em vigor, foram 626 ocorrências na delegacia virtual.

Em março, o maior número de registros foi para casos de furtos ou roubos (686), seguidos por acidente de trânsito sem vítima (134). Houve ainda 40 denúncias de violência, pelo menos quatro desaparecimento e outras 164 ocorrências de diversas naturezas.

O delegado Israel Andrade, que é supervisor das Centrais de Atendimento, disse que considera o trabalho feito até o momento efetivo e que o cidadão que faz o registro recebe um e-mail com o número de protocolo e instruções para acompanhar a demanda.

Para registrar o BO, é preciso ter a idade mínima de 18 anos e tomar cuidado para que não sejam dadas informações falsas e que prejudiquem a investigação.

Fonte: G1 Tocantins