Depois de 10 anos de espera, Guaraí ganha unidade do SAMU integrada com a base de Araguaína
Depois de 10 anos de espera, enfim a população de Guaraí, no centro-norte do estado, terá uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atender casos de urgência e emergência na cidade e região.
A prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (28/06), a base SAMU na cidade. O prédio está situado na Avenida Bernardo Sayão, ao lado da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7ª CIBM) local.
A obra custou pouco mais de R$ 440 mil e foi realizada com recursos dos cofres do próprio município. No local 11 profissionais, incluindo 5 técnicos de enfermagem, 5 condutores-socorristas e um coordenador vão atuar na unidade.
O médico socorrista realizará atendimento via central regional de regulação em Araguaína, pois a unidade está ligada à Central de Regulação de Urgência (CRU) de Araguaína. O serviço funciona pelo sistema de plantão 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Além de Guaraí, a unidade poderá beneficiar outros municípios da região, como: Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brasilândia do Tocantins, Centenário, Colinas do Tocantins, Colmeia, Couto Magalhães, Goianorte, Itacajá, Itapiratins, Itaporã do Tocantins, Juarina, Palmeirante, Pedro Afonso e Pequizeiro.
Viatura
A ambulância que vai atender as demandas do SAMU foi entregue em novembro de 2023, e foi adquirida com recursos empenhados pelo Governo Federal, ao custo total de R$ 325,8 mil.
O veículo está equipado com mais de 20 itens, incluindo desfibrilador, maca, cilindro de oxigênio e cadeira de rodas.
Fonte: AF Noticias