Estado

Detento do Barra da Grota faz sessão de fotos exibindo cigarro e ironiza: “na faculdade estudando”

20150508081959_preso1Vida tranquila, com direito a cigarro, acesso à internet, celular de última geração e até “frequentando” a faculdade. Assim parece ser a rotina do detento Lucas Chagas da Silva, mais conhecido como Mangulão, no Presídio Barra da Grota, em Araguaína (TO).

Na última quarta-feira (6) o detento usou seu perfil no Facebook para divulgar uma sessão descontraída de fotos registradas dentro de uma cela. Na postagem, Mangulão aparece fazendo poses e fumando uma espécie de cigarro artesanal. Ele ainda escreveu: “na faculdade, estudando kkkk”.

As imagens divulgadas pelo preso receberam ‘curtidas’ e foram até comentadas por um dos amigos dele. “Tá estudando dimais em meu chegado”, disse o jovem. Mangulão está preso no Barra da Grota desde o dia 23 de junho de 2014 por tráfico de drogas.

Outras imagens no perfil do detento mostram que ele é um frequentador assíduo das redes sociais. Algumas estão datadas de agosto de 2014.

A entrada de objetos e celulares no Presídio Barra da Grota é controlada por agentes da Umanizzare, empresa terceirizada responsável pela segurança da unidade.

Funcionários colaboram

A suspeita é que funcionários da Umanizarre facilitem a entrada de objetos no Presídio. Em novembro de 2013, três supervisores e um gerente da empresa foram afastados por suspeita de fazerem “vista grossa” à entrada de objetos não permitidos no presídio.

Em dezembro do mesmo ano, a Polícia Civil cumpriu quatro mandados de prisão contra agentes de ressocialização por também facilitarem a entrada de objetos não permitidos.

Em 2014, o funcionário Jackson Soares dos Santos também foi preso em flagrante ao entregar celulares, chips e fones de ouvido a um presidiário. Em troca receberia dinheiro pelo serviço. Jackson era chefe do setor de lavanderia.

Em julho de 2012, na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) um funcionário da Umanizzare foi preso em flagrante repassando aparelhos celulares para internos.

(AF Notícias)