Estado

Dia D de vacinação contra a influenza acontece neste sábado

Divulgação
Divulgação

Neste sábado, 20, será realizado o dia D da campanha de vacinação contra a influenza. O objetivo é reduzir a mortalidade e as complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente nos grupos mais vulneráveis à doença. A meta é imunizar 253 mil pessoas.

No Tocantins foram distribuídas 255 mil doses da vacina para imunização de crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, pessoas acima de 60 anos, mulheres puérperas (no período de até 45 dias após o parto), doentes crônicos e profissionais da saúde.

Este é o 15° ano de realização da campanha de vacinação, que antes era voltada apenas aos idosos e neste ano teve mulheres no pós-parto e doentes crônicos inseridos no grupo prioritário. De acordo com a coordenadora imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Marlene Alves, a intenção do governo é minimizar os riscos de complicações causadas pela doença. “A vacina muda a sua fórmula todos os anos já que existem centenas de vírus de influenza circulando na sociedade. Por isso a importância de haver a imunização anualmente”, afirma.

Sobre a doença
Também conhecida como gripe, a influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, que são responsáveis por um grande número de internações hospitalares no País. “A gripe apresenta grande impacto na morbimortalidade dos idosos, pois a partir desta infecção viral o paciente idoso torna-se mais vulnerável e predisposto á doenças mais graves como pneumonia, ou mesmo podem descompensar doenças já existentes como diabetes, enfisema pulmonar e doenças cardiovasculares”, explica a médica geriatra Marina Barichello Cerqueira Valim.

Preocupado com os riscos, o aposentado Francisco Martins não esperou o dia D e já procurou o posto de saúde para receber a sua dose. “Essa não é a primeira vez que eu sou imunizado e desde o dia que tomei a vacina pela primeira vez nunca mais gripei”, afirmou o aposentado.

A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

Vacinação
A vacina está disponível nas unidades de saúde de todos os municípios do Tocantins. Os interessados têm até o dia 26 para se imunizar. De acordo com a coordenadora de imunização, para ter acesso o benefício, a pessoa deve comparecer munido do cartão e vacina. “No caso das pessoas acometidas por doenças crônicas a regra muda um pouco, caso elas não sejam atendidas pela unidade de saúde que procuraram para receber a vacina elas têm que apresentar a solicitação médica”, frisou Marlene Alves.

Já as pessoas que estão gripadas são orientadas a não se vacinarem. “Isso não quer dizer que elas não possam tomar a vacina, essa é apenas uma orientação. As únicas pessoas que não podem de forma alguma ser vacinadas são as que têm alergia a ovo de galinha”, alerta a coordenadora.

Para receber a vacina neste sábado, basta procurar um posto de saúde de 08h às 17h.

(SECOM)